Durante o avistamento de OVNIs em 13 de Outubro na Cidade de Nova York, os meios de comunicação foram rápidos para atribuir a descoberta a balões de festa lançados de uma escola elementar próxima de Mt. Vernon, por volta das 13hs. Isto ocorreu, apesar dos OVNIs terem sido vistos primeiro, na manhã do dia 13 de Outubro, e continuaram sendo vistos em todas as partes do dia.
De maneira notável, o serviço de radar FAA foi evacuado mais tarde devido a um aparente vasamento de gás, que levou ao fechamento temporário dos aeroportos de La Guardia, Newark e JFK. A explicação da FAA foi provavelmente uma história de acobertamento que tentou ocultar qualquer conexão possível entre a perturbação temporária do radar e o aparecimento de OVNIs. No dia 7 de Julho de 2010, circunstâncias semelhantes aconteceram no principal aeroporto chinês na região de Hangzhou, quando um OVNI apareceu próximo. Segundo uma fonte confiável, o OVNI interferiu diretamente no sistema de radar do aeroporto, fechando-o temporariamente, interrompendo-o e levando ao desvio de vôos. Isto é o que Neil Gould da Exopolitics Hong Kong disse sobre sua fonte a respeito do incidente OVNI em Hangzhou. Uma Fonte confiável que deve permanecer anônima, disse que um OVNI foi notado inicialmente por uma companhia aérea, mas antes de ser reportado, o radar na torre de controle sofreu falha temporária. Se um OVNI realmente aparecer por cima de Moscou, não será a primeira vez na história recente. No dia 9 de Dezembro de 2009, um dia antes que fosse concedido ao Presidente Obama o Prêmio Nobel da Paz, um OVNI pirâmide, alegadamente com o tamanho de uma milha, pairou por cima do Kremlim durante várias horas. O OVNI pareceu estar relacionado a uma misteriosa espiral que apareceu pouco antes nos céus noruegueses.
Segundo uma fonte confidencial, um submarino russo teria disparado mais cedo mísseis na espiral, para prevenir que OVNIs/veículos extraterrestres viessem através dela. Se a espiral foi de fato algum tipo de portal dimensional ou stargate para veículos extraterrestres, então a aparição do OVNI pirâmide de uma milha de largura por cima do Kremlim foi uma provável demonstração da força para enviar uma mensagem forte aos líderes russos sobre a loucura de disparar mísseis na proximidade de veículos extraterrestres. O fato dos três maiores aeroportos metropolitanos de Nova York terem sido temporariamente fechados durante a aparição de OVNIs, como aconteceu antes no incidente de 7 de Julho em Hangzhou, China, sugere uma relação entre avistamentos de OVNIs e operações de radar. Se os OVNIs realmente aparecerem por cima de Moscou e Londres no início do Janeiro de 2011, um modo de confirmar que eles são extraterrestres em sua origem é verificar se os aeroportos próximos de Moscou e Londres serão afetados de algum modo.
Sugestão do Dia: Plante na Terra e olho no céu.