O manifesto no Rio de Janeiro segue a onda de protestos pelo mundo onde ativistas e celebridades formadoras de opinião se movimentam pela ida de Arturo para um santuário, urso polar há 29 anos mantido em cativeiro no Zoológico de Mendozza na Argentina.
O protesto, parte do zoo awareness week, evento internacional de repudio a zoológicos, aquários, e todo tipo de confinamento de animais. Não há como estudar o comportamento de um animal, argumento usado pelos algozes para a captura, a não ser que este esteja em seu habitat.
A história de Marius, girafa morta num zoológico da Dinamarca com a justificativa de evitar assim a consanguinidade, causa de deformações genéticas por existirem pouco numero de animais para a reprodução, em cativeiro. A consanguinidade é inevitável e perversa. Haja vista a morte de Marius, jovem e saudável.
A alternativa aos zoológicos são os santuários, onde os animais estão inseridos em ambiente semelhante ao seu de origem e desta forma também preservam o meio-ambiente se auto-sustentando.
Animais são vistos como entretenimento e moeda de troca nestas prisões de inocentes. Este protesto vai se repetir em escolas e instituições de ensino para conscientização de jovens acerca do que é o cerceamento de liberdade e de como isto pode levar a morte por depressão, fato corriqueiro em zoológicos.