POR UM PLANETA CONSCIENTE E VIVO


na Italia

dicas e casos

Vivendo e aprendendo.

Com a idade achamos que já sabemos tudo. Com as novidades da tecnologia, temos que aprender a cada novo dia. Nossas crianças e jovens, sem o medo de mexer nas maquininhas nos ensinam muito. Assim passamos muito tempo recebendo e enviando e-mails e lendo as notícias do mundo na internet. Às vezes penso que é perder tempo de mais da vida... Mas o vício...
Outro dia recebi um e-mail do amigo Eraldo, do Rio Grande do Sul onde ensinava como descascar facilmente o alho. Quando os dentes de alho estão verdes, a casca não se solta com facilidade. Assim, colocamos por segundos no micro ondas (ele falava em 15 segundos). Eu fui experimentando e cheguei aos oito e deu certo. Cada micro ondas tem uma potência diferente Vocês têm que experimentar nos seus. Logo que recebi, como ia fazer um macarrão ao óleo (azeite) e alho, em segundos descasquei uma cabeça. Coloquei no fogo, mas o telefone (o sem fio estava longe) tocou. Dois metros longe do fogão...  Já perceberam, não? Ficaram todos queimados. Não desanimei. Repeti o processo deixando já menos tempo. BINGO! Quando os alhos estão secos, basta você cortar ao meio no sentido vertical, tirar a cabecinha e as cascas se soltarão facilmente.
Antigamente o vinagre servia para temperar saladas e carnes. Com o tempo foi-se percebendo que ele é um excelente produto de limpeza e anticéptico.  Em infecções intestinais, coloquem em um copo dois centímetros de vinagre (qualquer um industrializado serve) com um pouco de água. Beba e por cima tome mais água. As bactérias serão rapidamente destruídas. Recebi um email com todas as dicas do uso do vinagre em nosso lar. A amiga que me enviou disse que em vez de usar amaciante nas roupas usa meio copo de vinagre branco. Que as toalhas ficam muito mais macias... E desinfetadas.  O técnico das máquinas há muitos anos já me havia ensinado a uma vez por semana desinfetar a máquina colocando no nível de água baixo, sem roupas e misturando um copo de vinagre. É também aconselhável colocá-lo num recipiente spray e borrifar manchas de bolor, borrifar sobre pias, vasos sanitários, boxes, e deixar a tábua da cozinha usada para as carnes de um dia para o outro com uma camada de vinagre sobre ela.
Uma histórinha que aconteceu comigo...Eu estava no Mercado Santa Luzia, na Alameda Lorena em S. Paulo, onde sempre que vamos até a capital damos uma passada por lá, pois bons artigos como macarrão italiano, alcachofras e aspargos em conserva e muitos outros produtos finos são bem mais baratos que nos super mercados da nossa região. Ao chegar ao caixa, dando a moça meu cartão bancário, ela disse que já havia visto meu nome. Eu logo percebi. Meu livro de receitas de patês estava à venda em frente a ela. Ao me declarar, um senhor atrás de mim na fila ficou interessado e começou a conversar. Eu então disse que já cozinhei muito mais, quando toda a família estava junta, mas que ainda continuo na cozinha. Ele então disse que o jantar seria estrogonofe. Mostrou-me então duas caixas do prato congelado. Disse: Quando minha mulher chegar do trabalho, nós fazemos um arroz e a janta está pronta. Comodidades dos dias atuais... Pensar que no nosso tempo não existiam as quentinhas... sniffff...
Vi uma geração que não se interessava em saber cozinhar. Hoje vejo jovens ávidos  em aprender, a reunir amigos em seus lares preparando deliciosas refeições. Isso sempre me deixa muito satisfeita, pois nosso corpo vive do que nos alimentamos e sendo uma alimentação saudável, o corpo agradece.
Abraço, Didi
Sugestão do Dia: Plante, dê um jeitinho e plante.