o mundo está à beira de uma crise alimentar
O mundo está enfrentando a ameaça de uma nova crise alimentar: o verão mais seco em 50 anos nos EUA e condições climáticas desfavoráveis em outros países já fizeram crescer os preços de muitos tipos de produção agrícola até níveis recorde, escreve o Financial Times.
Na quinta-feira, os preços do milho e soja atingiram valores recorde, superando as taxas máximas registradas durante a crise alimentar anterior – em 2007-2008. Na altura, o alto custo e a escassez de alimentos levaram a motins alimentares em mais de 30 países.
O trigo ainda não atingiu os preços históricos máximos, mas nas últimas cinco semanas ele aumentou mais de 50%.
Em 2007-2008, o número de pessoas com fome no mundo superava 1 bilhão. Este ano, poderá se tratar de uma catástrofe ainda mais grave.
a Rússia pode ficar sem excedente exportável de grãos em novembro
A Rússia , o terceiro maior exportador de trigo na última temporada, vai ficar sem o seu excedente exportável de grãos 2012-13 de 10 a 14 milhões de toneladas em novembro, uma pesquisa de 10 exportadores e analistas de mercado mostrou.
Todas as 10 pessoas disseram as fontes vão acabar, potencialmente exigindo Rússia para impor uma restrição à exportação, que pode incluir funções, de acordo com a pesquisa da Bloomberg realizados ao longo dos últimos quatro dias. Os preços do trigo subiram 41 por cento este ano na Chicago Board of Trade, como a seca restringiu as perspectivas de colheita no maior exportador os EUA, Rússia e Ucrânia, o oitavo maior exportador.
Seca da Rússia, que começou em maio vai significar uma safra de trigo de 45 milhões de toneladas, 20 por cento menores do que no ano passado, o Ministério da Agricultura disse em 8 de agosto.O governo impôs uma proibição de exportação em agosto de 2010 para 10 meses após a pior seca em 50 anos causou a cultura a ser o menor, pelo menos nos últimos 19 anos, quando a União Soviética entrou em colapso e Rússia tornou-se um estado separado, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA .
”A safra de grãos da Rússia ainda é projetado para mais do que cobrir as necessidades internas, mas é improvável que a Rússia irá exportar todo o grão excedente quando a colheita é tão escasso”, disse Jenia Ustinova, analista do Eurasia Group, de Nova York. ”Acreditamos que as restrições à exportação pode ser imposta antes do final do ano civil.”
Os futuros de trigo para entrega em dezembro subiu 0,3 por cento, para 9,1975 dólares por bushel em Chicago por 04:18, em Moscou. O preço subiu pela sexta vez em sete sessões e é até 50 por cento desde a baixa mais recente de $ 6,11 em 01 de junho.
Declínios de colheitas
O governo reduziu a previsão de safra de grãos para 75 milhões de toneladas de 75 a 80 milhões de toneladas, ministro da Agricultura, Nikolai Fedorov disse hoje em uma entrevista à televisão no canal Rossiya 24, em Moscou.
A colheita é baixo cerca de 12 por cento ano-a-ano em 47,7 milhões de toneladas devido à seca que destruiu 7,6 por cento de culturas, incluindo grãos e legumes, em mais de 5,7 milhões de hectares (14,1 milhões de acres) de campos, o Ministério da Agricultura em 21 de agosto.
”É altamente provável que o governo terá de recorrer a algum tipo de método de controle de exportação antes do final do ano, a fim de combater a alta dos preços dafarinha de trigo, pão e inflação de preços”, disse em Londres Dan Hofstad, INTL FCStone Inc. (INTL) um consultor de gestão de risco para o CIS / região do Mar Negro.“”A questão fundamental é, portanto, quando”.
Excedente exportável da Rússia é vista em 10 a 12 milhões de toneladas e sem restrições de exportação serão necessários em 2012, Vice-Primeiro-Ministro Arkady Dvorkovich disse em 8 de agosto.
ZAO Rusagrotrans, a maior carteira de grãos do país por ferrovia, espera embarques de abordar estimativa do governo excedente superior até novembro. Rússia é visto exportar 11300000-11500000 toneladas no período de julho a outubro, disse Igor Pavensky, analista-chefe da empresa.
Os embarques de grãos
Rússia enviados 3.330.000 de toneladas de grãos a partir de 01 de julho a meados de agosto, abaixo dos 4,08 milhões de toneladas um ano antes, de acordo com dados do Ministério da Agricultura.
Grãos da Rússia União vice-presidente Alexander Korbut disse que é possível exportadores vai abrandar embarques este ano porque os altos preços domésticos fará vendas dentro do país mais rentável do que as vendas no exterior.
O ritmo de exportações pode reduzir ao mínimo porque o trigo russo não pode ser competitiva no mercado mundial, disse Andrei Sizov Jr., diretor administrativo, baseado em Moscou SovEcon pesquisador. ”Os exportadores estão trabalhando ainda hoje, uma margem de lucro que é perto de zero.”
A seca na Rússia principais regiões produtoras de grãos elevou os preços no país e alguns exportadores começaram a vender trigo central para moleiros doméstica nas áreas do norte, em vez de exportação, alguns dos participantes da pesquisa disseram.
Moagem de trigo
Domésticos moleiros estavam comprando o trigo para moagem da quarta série, principal de variedade exportadora entre grãos da Rússia , de fazendeiros em 8700 rublos (US $ 273) a tonelada no Distrito Federal do Sul na primeira semana de agosto, de acordo com o Instituto de Estudos de Mercado Agrícola, conhecidos como Ikar. O preço subiu para 8.750 rublos por tonelada na semana passada na área, de acordo com dados da Rússia Produtores de Grãos “da União Europeia.
O preço interno é alto para os exportadores, que têm de adicionar cerca de US $ 45 por tonelada para o transporte de grãos e manuseio, de acordo com uma estimativa média pelos comerciantes pesquisados. O preço de oferta na base livre a bordo no porto do Mar Negro de Novorossiysk seria em torno de 318 dólares nesse caso, o que não se pode ganhar sempre propostas, disseram.
O Egito , maior importador mundial de trigo maior, comprou 60.000 toneladas de moagem de trigo russo em 313 dólares a tonelada de Vênus Internacional em 14 de agosto. Oito outros exportadores da Rússia não conseguiu ganhar o concurso porque suas ofertas variaram de 317,82 dólares para 329,90 dólares a tonelada.
Os preços internos na Rússia podem aumentar ainda mais nos próximos dois meses, disse Sizov e Oleg Sukhanov, analista-chefe da Ikar.
Alternativas
Se isso acontecer a Rússia pode vender 10 milhões de toneladas, principalmente de trigo e cevada até o final de 2012 e cerca de 2 milhões de toneladas de grãos, principalmente milho e arroz, até o final da temporada, em 30 de junho de 2013, sem restrições de exportação, disse Vladimir Petrichenko, diretor de consultoria com sede em Moscou ProZerno OOO.
”Se um anúncio de restrições possíveis aparecer, isso vai estimular a atividade de exportação, e nós vamos ficar muito outro resultado”, disse Petrichenko.
Exportações da Rússia de trigo devem cair para 8 milhões de toneladas este ano comercialização de 21,6 milhões de toneladas na temporada passada, o USDA estima. Isso faria com que a Rússia o maior exportador de trigo quinta depois de os EUA, Austrália , Canadá e da União Europeia, o USDA estima.
http://www.bloomberg.com
Sugestão do Dia: Plante, agradeça ao Pão de cada dia e aprenda a diferença entre, ter fome e vontade de comer.