POR UM PLANETA CONSCIENTE E VIVO


bem vindas

flores borboletas
Nada alegra mais um jardim do que flores e borboletas. Verdadeiros pedaços de arco-íris, as borboletas trazem movimento e cor a qualquer espaço exterior. Se tiver as suas plantas e flores preferidas, terá ainda mais visitantes.

Algumas das flores preferidas pelas borboletas:

Malmequeres (Aster)
Estrelas-do-Cabo (Osteospermum)
Potentilhas (Potentilla)
Margaridas (Argyranthemum)

tá na cara

identificados genes que determinam formato do rosto


Foto de um dos próprios autores do estudo foi usada na pesquisa holandesa

Cientistas na Holanda identificaram cinco genes que determinam o formato do rosto humano.

Em um estudo com mais de 10 mil pessoas, publicado esta semana na revista científica Plos Genetics, os cientistas usaram imagens feitas a partir de ressonância magnética para analisar as diferentes características do rosto de cada um.

A equipe da Erasmus University Medical Center de Rotterdã, na Holanda, acredita que o formato e os traços do rosto humano são definidos pelo genes PRDM16, PAX3, TP63, C5orf50 e COL17A1.A partir destas imagens e de retratos fotográficos, eles calcularam os comprimentos de parecidas tinham em comum - em uma análise conhecida como "associação genômica ampla".

Os autores do estudo acreditam que a descoberta pode ter repercussões importantes no trabalho de peritos forenses. A teoria é de que a polícia será capaz de reconstituir o formato do rosto de um suspeito a partir do DNA encontrado na cena de um crime.
No entanto, eles admitem que esse tipo de tecnologia ainda está longe de ser desenvolvida.

"Estes primeiros resultados são animadores e marcam o começo de uma compreensão genética da morfologia facial humana", disse Manfred Kayser, que liderou o estudo na instituição holandesa.

"Talvez em algum tempo seja possível desenhar um retrato 'fantasma' de uma pessoa baseado unicamente no DNA deixado para trás, o que pode ter aplicações interessantes em campos como a perícia forense."

lava tudo

Estudantes turcos desenvolvem chuveiro com máquina de lavar

O projeto da Washit permite que a água usada no banho seja reutilizada para fazer a lavagem 


A água usada para tomar banho já tem um destino certo no projeto desenvolvido por quatro estudantes turcos: lavar roupa. Com um projeto inovador, Ahmet Burak Aktas, Adem Onalan, Salih Berk Ilhan e Burak Soylemez desenvolveram a máquina Washit que “recicla” a água por meio de filtros embutidos em uma cabine de banho.

Ciclo da lavagem é equivalente ao tempo de um banho de 15 minutos

No sistema da invenção, premiada pelo iF Concept Design Award 2012, o encanamento responsável pela limpeza transporta a água para um tanque de armazenamento. Neste local, o líquido passa por uma filtragem de carbono e de dejetos orgânicos e químicos, o que garante a sua pureza na hora de lavar a roupa.

O protótipo feito como trabalho universitário de desenho industrial conta ainda com duas bombas de água e três filtros (que podem ser substituídos), sendo possível limpar a roupa em torno de 15 minutos. O esperado, segundo Ahmet Burak Aktas, é que a água reutilizada possa diminuir o desperdício dos 150 litros de água utilizados para um banho e os 38 litros usados em um típico ciclo de lavagem.