POR UM PLANETA CONSCIENTE E VIVO


linda

gira roda


encantado




O escultor, arquiteto e entalhador Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é o homenageado do carnaval de Congonhas, em Minas Gerais, este ano. O tributo dos foliões integra as comemorações do bicentenário do artista mineiro.

Aleijadinho era filho de um mestre de obras português com uma escrava e aprendeu as primeiras noções de desenho, escultura e arquitetura com o pai.

Muito influenciado pelo movimento barroco, especialmente o rococó dos estilos clássico e gótico, ele é o autor de importantes obras como as fachadas das igrejas de São Francisco, em São João Del Rey, e Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Preto, e o conjunto de esculturas do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, inscrito em 1985 na lista de patrimônios mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

De acordo a Fundação Municipal de Cultura, mais de 40 atrações musicais se apresentarão em todos os dias do carnaval nos três palcos distribuídos na Praça JK e na Avenida Marechal. Marchinhas tradicionais, blocos, bandas e artistas consagrados, como Sambô e Aline Calixto, animarão a festa para todas as idades. A abertura oficial do carnaval da cidade acontece na quinta-feira (27).