O Museu Nacional do Rio de Janeiro, um dos museus mais antigos do país e a mais antiga instituição científica do Brasil está fechada por falta de pagamento aos funcionários. Isso é absurdo, ainda mais durante as férias, época com o maior número de visitações. Eu tenho o maior orgulho do Museu Nacional pelo seu maravilhoso acervo e por ser uma institução voltada à pesquisa e à memória da produção do conhecimento. É também um dos prédios mais belos da cidade, e um dos últimos espaços dedicados à arqueologia, paleontologia e antropologia, entre outros, do Rio de Janeiro.
Minha relação com o Museu começou faz tempo, sonhava em ser arqueóloga e foi lá que eu pude realizar esse sonho, como estagiária, mesmo que só por 6 meses. Até hoje ele continua inspirando jovens estudantes que sonham ser exploradores e pesquisadores. É completamente inaceitável que um lugar tão importante como esse, que reúne tanta história e tanto peso emocional e acadêmico para tantos, feche as portas por tempo indeterminado por falta de pagamento.
Os funcionários do Museu Nacional merecem o respeito devido à dedicação pelo trabalho que fazem, mesmo com atrasos constantes. E a população merece o acesso ao Museu e a todo o acervo que ele guarda. Por isso pedimos à UFRJ que regularize os pagamentos atrasados e reabra as portas do Museu Nacional o quanto antes!
|