“Brasil+2014 – Sustainability in Urban and Architectural Design”, é o tema da exposição que foi aberta no dia 15 de novembro na nova agência do Banco de Brasil, em Nova York. A exposição apresenta a arquitetura dos doze estádios projetados para o Mundial de futebol em 2014 e suas características de sustentabilidade.
A mostra de projetos revelará inovações que certamente atrairão a atenção do público estadunidense, hoje bastante interessado em conhecer o papel que o Brasil vem desempenhando no panorama mundial.
A mostra revela a coexistência entre as novas arenas e os antigos projetos renovados. Os projetos de restauração e modernização marcam tradicionais estádios, como o Beira-Rio (Porto Alegre), a Arena da Baixada (Curitiba), o Mineirão (Belo Horizonte), Castelão (Fortaleza), além do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, patrimônio histórico nacional e palco do jogo de encerramento do Mundial de 2014.
Entre os novos estádios, destaca-se a inteira reconstrução da Fonte Nova, em Salvador, e as plantas e maquetes eletrônicas dos projetos da Arena Pantanal (Cuiabá), Arena Pernambuco (Recife), Arena das Dunas (Natal) e Arena da Amazônia (Manaus), além da Arena Corinthians, em São Paulo, local do jogo da abertura da Copa.
A exposição dá continuidade ao simpósio “Brazil+2014 World Cup Architectural Summit”, realizado em 2010 no Center for Architecture-AIA/NY, e renova a visão sobre a preparação das cidades brasileiras para 2014, através da arquitetura, dosmasterplans e das novas redes de infra-estrutura desenvolvidas pelas cidades-sede.
fonte:archdaily