Integrantes do projeto que promete ir ao MIT. Foto: Divulgação/iGEM Manaus
No dia a dia, bactérias estão normalmente associadas à doenças. Mas, para os estudantes de Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), elas podem ser modificadas de inúmeras maneiras e gerar uma quantidade quase ilimitada de utilidades. Eles buscam criar uma bactéria modificada geneticamente que despolui água poluída com mercúrio, o principal elemento contaminante da mineração ilegal.
Na prática, a bactéria modificada alimenta-se do mercúrio presente na água eliminando-o em forma de gás que volta para a natureza de maneira estável e menos tóxica. A bactéria vai fazer parte de umbiorreator, que ainda está em fase de prototipação. Com boa parte do projeto já encaminhado os estudantes pretendem levar a pesquisa para uma competição chamada iGEM (Competição Internacional de Máquinas Geneticamente Modificadas) realizada todos os anos no MIT, uma das maiores Universidades de tecnologia do mundo.
O time já participou da competição em outros anos. Em 2013, como iniciante, ganharam a Medalha de Bronze e Prêmio de Melhor Apresentação com um projeto que transformava óleo de gordura residual em eletricidade com bactérias. Na segunda vez, em 2014, foram premiados com a Medalha de Ouro, ficando a frente de Universidades como Harvard e de Hong Kong.
Crowdfunding
Em 2015, a equipe acabou não participando da competição devido a falta de recursos. Em 2016, a competição está prevista para acontecer entre os dias 27 e 31 de outubro, porém, esta apresenta alto custo. Somente a inscrição dp custa U$ 5.000,00 e ainda há o custo do deslocamento, taxa por pessoa para participar da competição e estadia.
Para tentar levar a ciência brasileira até Boston, eles criaram uma campanha de crowdfunding na plataforma Kickante. A proposta inicial do crowdfunding é a meta mínima de 19 mil reais, dinheiro suficiente para pagar apenas a inscrição do projeto. A meta máxima é de 70 mil reais. Com este valor, o time consegue pagar todos os outros custos como as passagens para Boston, a hospedagem e gastos diários, além das taxas por pessoa de $695 USD ($2,965 BRL). Para isso, eles oferecem inúmeras recompensas como prova da sua colaboração.
Para acessar o site e participar do crowdfunding, clique aqui.