POR UM PLANETA CONSCIENTE E VIVO
o sumiço das abelhas...
Beeologics é uma pequena empresa dedicada a encontrar soluções para o rápido declínio das populações de abelhas no mundo e teria desenvolvido um produto chamado Remembee, um agente anti-viral que se espera vai lutar Colony Collapse Disorder ( distúrbio do colapso das colonias), uma praga que tem diminuido em um terço da população de abelhas nos Estados Unidos e no mundo, na última década.
No entanto, de acordo como três estudos recentes concluíram, o vírus Remembee não pretende combater a verdadeira raiz do problema. A pesquisa realizada pela Universidade de Purdue e da Universidade de Harvard, concluiu que um tipo de pesticidas, conhecido como neonicotinóides, cobrindo mais de 142 milhões de hectares de milho, trigo e soja nos Estados Unidos (e outros paises), poderiam ser os verdadeiros culpados. Estes pesticidas são absorvidos pelo sistema vascular das plantas e contaminar o pólen e néctar que as abelhas usam, evitando insetos desorientar volta à sua colmeia.
Outros fatores que contribuem para Colony Collapse Disorder e a diminuição do número abelhas que estão perdendo seu habitat natural, um sistema imunológico enfraquecido devido a uma dieta pobre (já que muitas vezes as abelhas comerciais são alimentados com xarope de milho ou pesticidas), bem como as técnicas de apicultura moderna, que limitam a diversidade genética da população, fazendo uso extensivo de inseminação artificial.
Outro culpado dizem os cientistas, é o pólen de milho geneticamente modificado que tem um inseticida poderoso dentro de sua estrutura genética e comem abelhas. O milho Roundup, fabricado pela Monsanto, é usado nos Estados Unidos e em outros paises.
Então, se a Monsanto está entre os principais suspeitos de Colony Collapse Disorder, por que está comprando uma das empresas multinacionais responsáveis pela investigação de desordem e desaparecimento das abelhas?.
O porta-voz da empresa(Monsanto)Kelly Powers disse:"Estamos totalmente comprometidos com o trabalho atual da Beeologics."
É difícil acreditar que a Monsanto tenta reinventar-se como uma empresa cujo interesse é a conservação e produtos ambientais, sem efeitos questionáveis sobre a nossa saúde, parece um pouco mais propensos a tentar cobrir sua cumplicidade no problema.
Nós vamos ter que esperar e ver.
diarioecologia
Assinar:
Postagens (Atom)