POR UM PLANETA CONSCIENTE E VIVO
orquideoterapia
Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) descobriram em Florianópolis a menor flor de orquídea já identificada no mundo, com menos de meio milímetro. A descoberta foi catalogada e publicada na revista científica Systematic Botany, dos Estados Unidos, em fevereiro deste ano.
A nova espécie foi batizada como Campylocentrum insulare, em homenagem à ilha de Santa Catarina, onde a descoberta foi feita. “Foi quase por acaso”, conta o pesquisador em botânica Carlos Eduardo de Siqueira.
Em 2010, ele estudava no Departamento de Botânica uma subtribo de microorquídeas quando sua orientadora de mestrado, Ana Zannin, trouxe de uma saída a campo uma planta que poderia pertencer ao grupo. “Parecia uma planta comum, não dei muita importância, mas coloquei na estufa.”
O achado é a realização de um sonho de menino. “Começou quando eu tinha 12 anos e ganhei da minha mãe um livro chamado 'O naturalista amador’”, conta Siqueira, que fez a faculdade de biologia mais tarde, depois de se formar em análise de sistemas.
Assinar:
Postagens (Atom)