POR UM PLANETA CONSCIENTE E VIVO


fossa ecologica 2

COMO FUNCIONAM:

As fossas sépticas são unidades de tratamento primário nos esgotos domésticos, nas quais são feitas a separação e transformação de matéria sólida contida no esgoto.

LOCALIZAÇÃO:

A localização das fossas sépticas e sumidouros devem atender às seguintes condições:
• Afastamento mínimo de 15 metros de poços de abastecimento de água e de corpos de água de qualquer natureza.
• Possibilidade de fácil ligação ao futuro coletor público.
• Facilidade de acesso, para a remoção periódica do lodo.
• O sistema deve ser construído com afastamento mínimo de 1,5 metros de construções, limites de terreno e ramal predial de água.
• Deverá obedecer ao afastamento mínimo de 3 metros de árvores e de qualquer ponto da Rede Pública de Abastecimento de Água.

CONSTRUÇÃO

As fossas sépticas deverão ser construídas em concreto, alvenaria ou outro material que atenda às condições de segurança. Modelos pré-moldados podem ser comprados em lojas de materiais de construção. 
Recomenda-se que na tubulação de entrada da fossa seja colocada uma caixa de passagem (caixa construída antes da fossa).

ATENÇÃO!

A fossa e o sumidouro devem ser construídos na área particular do lote e não na calçada, que é área pública.

FOSSA ECOLÓGICA

A rede de esgoto deverá separar o esgoto do banheiro e da cozinha, que deverá passar por uma caixa de gordura (obrigatória), do esgoto 
de lavanderia e demais águas servidas, que não contenham material orgânico e poderão ser conectados diretamente no sumidouro.

O sistema de fossa ecológica pode ser instalado tanto a céu aberto quanto enterrado. Em ambos os casos, deverá ser construída base de concreto com 7cm de espessura.
É necessário a construção de caixa de inspeção e limpeza, antes da entrada da fossa ecológica, para impedir a entrada de materiais inorgânicos (fraldas, absorventes, plásticos, preservativos, cotonetes, etc.) e permitir a retirada periódica dos mesmos, caso ocorra.

FOSSAS SÉPTICAS



RETANGULAR
• Largura mínima = 0,70 m
• Profundidade máxima = 2,50 m
• Profundidade mínima = 1,10 m
• Comprimento máximo é de 4 vezes a medida da largura
• Comprimento mínimo é de 2 vezes a medida da largura

• Largura não poderá ser maior que 2 vezes a profundidade

CIRCULAR

• Diâmetro mínimo = 1,10 m
• Diâmetro máximo não poderá ser maior que 2 vezes a profundidade máxima = 2,50 m
• Profundidade mínima = 1,10 m

SUMIDOURO

O sumidouro permite a infiltração da parte líquida dos
esgotos no solo. Para tanto, as paredes devem ser vazadas e o fundo permeável. O tamanho do sumidouro vai depender do número de pessoas
que utilizam o sistema e da capacidade de infiltração
do terreno. Terrenos arenosos têm boa capacidade de infiltração e o sumidouro tende a ser pequeno. Terrenos argilosos ao contrário necessitam de
sumidouros grandes. Os sumidouros podem ser
construídos em alvenaria de tijolo comum, furado ou anéis de concreto. Para o uso do tijolo comum, esses devem ser colocados afastados entre
si, com argamassa só na horizontal.
Conforme necessidade, devem ser construídos mais
de um sumidouro em local afastado um do outro, não
sendo permitido ser inferior à distância mínima de 6 metros.
Em muitos locais, o tipo de terreno não é favorável à
infiltração no solo, acontecendo o extravasamento do
sumidouro.


VALAS DE INFILTRAÇÃO

O sumidouro permite a infiltração da parte líquida dos
esgotos no solo. Para tanto, as paredes devem ser vazadas e o fundo permeável. O tamanho do sumidouro vai depender do número de pessoas que utilizam o sistema e da capacidade de infiltração do terreno. Terrenos arenosos têm boa capacidade de infiltração e o sumidouro tende a ser pequeno. Terrenos argilosos ao contrário necessitam de sumidouros grandes.
Os sumidouros podem ser construídos em alvenaria de tijolo comum, furado ou anéis de concreto. Para o uso do tijolo comum, esses devem ser colocados afastados entre si, com argamassa só na horizontal.
Conforme necessidade, devem ser construídos mais
de um sumidouro em local afastado um do outro, não
sendo permitido ser inferior à distância mínima de 6 metros. Em muitos locais, o tipo de terreno não é favorável à infiltração no solo, acontecendo o extravasamento do sumidouro.
Em locais onde o lençol freático atinge no período chuvoso o seu nível máximo, próximo a superfície do terreno, torna-se inviável a execução de sumidouro. Nestes casos, é indicado o sistema de valas de infiltração.

Nos casos em que o lençol d’água esteja próximo da superfície do solo, é recomendável adotar as valas de infiltração. Esse processo diminui o risco de contaminação do lençol d’água (freático).
Para construção das valas de infiltração, poderão ser usados tubos de PVC rígido, corrugados e perfurados. É usualmente utilizado um tubo de 100 m.
• Largura da vala.........................................0,5 m
• Profundidade da vala...................... 0,5 m a 0,6 m
• Declividade (I) ........................0,25% ≥ | ≤ 0,5%
• Afastamento mínimo entre os tubos.................1 m
• Comprimento máximo das valas ...................30 m

DICAS BÁSICAS

Os despejos provenientes das pias de cozinha devem passar por caixas de gordura antes de serem lançados à fossa ou no sumidouro.
As águas das chuvas não devem ser lançadas nas fossas sépticas.
O tubo de ligação do aparelho sanitário à fossa séptica deve ter uma declividade de 2% a 3%.
O sumidouro deve ser inspecionado a cada 6 meses.
A limpeza ou remoção do lodo da fossa séptica deve ser feito segundo a periodicidade estabelecida na placa de identificação da fossa ou quando for necessário.
O diâmetro mínimo do tubo de entrada e saída da fossa será de 100 mm.
Quando o diâmetro (fossa redonda) ou o comprimento (fossa retangular) forem iguais ou maiores que 2 metros, recomenda-se construir 2 tampões de inspeção, um sobre a entrada e outro sobre a saída da fossa.
As fossas com capacidade superior a 6.000 litros devem ter uma inclinação do fundo, de no mínimo, 1:3, dirigida ao ponto onde se dará a limpeza.
Quando as fossas forem colocadas em lugares sujeitos ao trânsito de veículos, suas tampas devem ser reforçadas por baixo com vigas.