POR UM PLANETA CONSCIENTE E VIVO


enquadrando

Cubatão, Sara de Santis (Crédito: Divulgação/ Sara de Santis)

Em sintonia com a cultura fotográfica contemporânea, o festival internacional Paraty em Foco discute os rumos da imagem na atualidade. O que mudou, técnicamente e socialmente, e, lógico, esse mundareu de selfies produzidas são alguns dos pontos abordados.

O festival ocorre de 23 a 27 de setembro na cidade carioca de Paraty, inspiração para o nome do festival. Na programação, constam palestras, workshops, ocupações expositivas no centro histórico do munícipio, bate-papos sobre fotolivros e feita de troca de trabalhos.

Dentre os convidados do evento, estão o francês Antonine D'Agata, autor de imagens questionadoras e da frase: “Eu uso a fotografia como uma arma. Ela me permite encarar a realidade”, e o brasileiro Cristian Cravo, que fala da importância de seu avô, o escultor Mário Cravo Júnior, e seu pai, o fotógrafo Mário Cravo Neto, em seu processo criativo.

O Paraty em Foco é um dos dez maiores festivais de fotografia do mundo. Iatã Cannabrava, Claudi Carreras e Giancarlo Mecarellli são o núcleo-duro que assina a direção do evento. Dentre as atividades ofertadas gratuitamente, estão exposições, projeções, mesas e debates. Os workshops são pagos e as inscrições devem ser feitas de forma antecipada no site do evento.

parabens

a própria