POR UM PLANETA CONSCIENTE E VIVO


beleza pura


Bentevi

assina









A Bélgica reativou duas usinas nucleares antigas, que podem causar um novo desastre como o de Chernobyl bem no coração da Europa! Membros da Avaaz europeus já conseguiram que fossem feitas inspeções internacionais às usinas. Agora, se tornarmos esta uma questão global, podemos garantir que as usinas serão fechadas até que uma avaliação completa seja realizada. Assine e compartilhe antes que seja tarde demais:

Assine agora
Queridos amigos,

A Bélgica acabou de religar duas usinas nucleares antigas: uma com mais de 16 mil rachaduras e outra cujo reator sofreu uma explosão no ano passado. É um perigo iminente no coração da Europa!

Membros da Avaaz europeus já conseguiram que fossem feitas inspeções internacionais nas usinas e colocaram o assunto nos jornais. Agora, se apoiarmos a luta deles, poderemos forçar a ONU a intervir e tomar medidas rápidas, fechando as usinas até que seja feita uma avaliação completa do perigo.

O governo belga não está sabendo lidar com a situação. E se fizermos o maior apelo já visto por energia segura, poderemos abrir um precedente e começar a fechar dezenas de usinas nucleares em situação semelhante no mundo. Vamos juntar dois milhões de assinaturas para mostrar nossa união! Assine e compartilhe via Facebook, Twitter, email… em todas as redes antes que seja tarde demais:

https://secure.avaaz.org/po/belgian_nuclear_shutdown_po_exc/?bblrXbb&v=72926&cl=9501584035

É uma nova era de risco nuclear: os 25 reatores mais antigos da Europa já passaram, ou estão próximos, dos 35 anos de operação. Mas não é apenas na Europa: usinas nos EUA, Japão, Índia e Rússia estão na mesma situação.

Quanto mais o tempo passa, mais falhas e acidentes acontecem nas usinas: foram encontrados altos níveis de radiação em lençóis freáticos perto de uma usina nuclear há 40 km da cidade de Nova York. Há relatos de um aumento de 50% em falhas inesperadas entre 2000 e 2006 nas usinas ao redor do mundo.

A Bélgica está se tornando um símbolo mundial do perigo imposto pelas usinas nucleares antigas: em 2014, quebrou recordes em número de vazamentos e rachaduras. Em 2015, houve uma explosão em um dos reatores! Segundo peritos, por que as rachaduras estão em "algumas das partes mais vulneráveis" das usinas, "se a pressão do reator falhar, podemos ter um desastre como Chernobyl ou um acidente como houve em Fukushima".

Mas temos uma baita chance de desativar essas bombas-relógio na Europa: uma Convenção da ONU para prevenir danos ambientais obriga os países responsáveis por projetos que podem impactar seus vizinhos a notificarem e consultarem todas as partes interessadas. Com pressão da Alemanha e dos países da região, um pedido da ONU pode forçar a Bélgica a desativar estas usinas.

Um acidente na Bélgica pode espalhar radiação e causar uma catástrofe impensável. Europeus ou não, ninguém tem que viver com medo de que um desastre aconteça a qualquer momento. Clique para adicionar seu nome e divulgue para todos:

https://secure.avaaz.org/po/belgian_nuclear_shutdown_po_exc/?bblrXbb&v=72926&cl=9501584035

A Avaaz atuou firmemente para que o mundo chegasse a um acordo nas negociações climáticas de Paris para salvar nosso planeta dos efeitos devastadores dos combustíveis fósseis. Agora vamos garantir que não colocaremos nosso planeta em risco por causa de usinas nucleares desastrosas que estão caindo aos pedaços.

Com esperança por um mundo melhor,

Luca, Luis, Alaphia, Ana, Marigona, Emma, Alice, Spyro e toda a equipe da Avaaz

MAIS INFORMAÇÕES:

Falha paralisa reator nuclear mais antigo da Bélgica (Exame)
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/falha-paralisa-reator-nuclear-mais-antigo-da-belgica
Velhas usinas nucleares na Bélgica preocupam vizinhos (em inglês) (BBC)http://www.bbc.com/news/world-europe-35469932
Antigos reatores nucleares europeus precisam passar por uma avaliação ambiental (em inglês) (Greenpeace)http://www.greenpeace.org/international/en/news/Blogs/nuclear-reaction/europes-ageing-nuclear-reactors-must-have-an-/blog/49545/
As perdas de energia não planejadas devido a paralisações, interrupções etc. (em inglês) (IAEA) https://www.iaea.org/PRIS/WorldStatistics/ThreeYrsUnplannedCapabilityLossFactor.aspx

A Avaaz é uma rede de campanhas global de 42 milhões de pessoas que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas nacionais e internacionais. ("Avaaz" significa "voz" e "canção" em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a nossa equipe está espalhada em 18 países de 6 continentes, operando em 17 línguas. Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui, nos siga no Facebook ou Twitter.
Para entrar em contato com a Avaaz,escreva para o link www.avaaz.org/po/contact.

bom exemplo

A Costa Rica libertará animais e fechará todos os zoológicos. 



A Costa Rica afirmou que fechará todos os zoológicos do país e libertará os animais que estão em cativeiros. Com a iniciativa o país será o primeiro no mundo a adotar essa prática. A Costa Rica aprovou também a proibição de caça esportiva em todo território nacional.

O ministro do Meio Ambiente da Costa Rica, René Castro afirmou: “Não queremos animais em cativeiros e encarcerados de modo algum, a não ser resgatá-los e protegê-los”.

Entretanto, existem contratos com parques e zoológicos que possuem plena validade por alguns anos. O país anunciou que planeja até 2025 não ter mais nenhum zoológico em funcionamento. 


Atualmente existem dois zoológicos na Costa Rica, e com o fechamento, os animais serão libertados e postos na natureza e os que não puderem regressar ao seu ambiente natural, serão encaminhados para santuários ou reservas. O país tem uma rica biodiversidade, possuindo 4% de todas as espécies de animais conhecidos no mundo.

Para o ministro René Castro, a Costa Rica aos poucos está conseguindo desmoronar as jaulas e reforçar a ideia de interação com a biodiversidade de uma maneira natural.

A decisão da Costa Rica foi corajosa e amplamente comemorada por grupos que defendem a liberdade animal. Principalmente por constituir um importante passo para que mais nações também adotem essa medida.

Treehugger