|
POR UM PLANETA CONSCIENTE E VIVO
assina
bom saber
Sabia que a margarina foi originalmente fabricada para engordar perus?
Porém, quando os perus começaram a morrer por causa dela, as pessoas que tinham investido na sua pesquisa começaram a procurar uma utilização alternativa que lhes permitisse, no mínimo, recuperar o investimento.
Foi nessa altura que alguém se lembrou de juntar um corante amarelo àquela que era, até aí, uma substância branca, tornando-a mais apetecível para o consumo humano e apresentá-la no mercado como um substituto da manteiga.
Será que você sabe qual é realmente a diferença entre a margarina e a manteiga?
Vejamos:
- Ambas têm a mesma quantidade de calorias.
- A manteiga tem um pouco mais de gorduras saturadas (8 gramas contra 5 gramas da margarina).
- De acordo com um estudo da Harvard Medical, comer margarina pode aumentar em 53% as doenças cardíacas em mulheres, relativamente
àquelas que comem a mesma quantidade de manteiga.
A manteiga:
- Aumenta a absorção de nutrientes presentes em outros alimentos.
- Traz mais benefícios nutricionais do que a margarina (e os que a margarina tem foram adicionados artificialmente!).
- É mais saborosa que a margarina e pode melhorar o sabor de outros alimentos.
- Existe há séculos e a margarina há menos de 100 anos.
A margarina:
- Triplica risco de doença cardíaca coronária...
- Aumenta o colesterol total e o LDL (este é o colesterol ruim) e diminui o colesterol HDL (o colesterol bom).
- Aumenta o risco de câncer em 500%.
- Reduz a qualidade do leite materno.
- Diminui a resposta imunológica.
- Diminui a resposta à insulina.
E, finalmente, a parte mais interessante e perturbadora:
A margarina está a apenas uma molécula de ser... plástico. E possui 27 ingredientes que existem na.....tinta de pintar.
Se não está convencido faça a seguinte experiência:
Abra uma embalagem de margarina e deixe-a aberta num local à sombra durante alguns dias. Você poderá constatar algumas coisas muito interessantes:
1.º Não há moscas! (isso deve querer dizer alguma coisa!!!)
2.º A margarina não mostra sinais de apodrecimento, decomposição ou alteração no cheiro.
3.º Não tem bolor. Nada se desenvolve ou cresce nela.
Ou seja, nem as moscas nem os menores microrganismos se interessam por aquilo. Não há ali nada de bom.
Porquê? Bom, porque a margarina é quase plástico.
Exclua este produto de sua vida. A sua saúde agradece.
Por favor, repasse. A maioria das pessoas consome este produto inocentemente.
nunca mais
Tortura é a imposição de dor física ou psicológica por crueldade, intimidação, punição, para obtenção de uma confissão, informação ou simplesmente por prazer da pessoa que tortura.
Wikipédia
26 de Junho - Dia Internacional de Apoio às Vitimas da Tortura
Wikipédia
26 de Junho - Dia Internacional de Apoio às Vitimas da Tortura
parabens
22 de Junho Dia do Orquidófilo
Noções Básicas de como cuidar de uma Orquídea
A ORQUÍDEA
As orquídeas geralmente cultivadas são plantas epífitas, isto é, plantas que não crescem no solo e sim nos galhos das árvores, sem no entanto, serem parasitas. Este fato determina a forma como devem ser cultivadas em nossas casas.
As orquídeas mais comuns crescem de duas formas: tipo Cattleya crescem na horizontal e tipo Vanda crescem sempre na vertical. Estas duas formas de crescer também determinam como devemos plantá-las nos vasos.
REPLANTE
Algumas dicas:
1 - Os vasos podem ser de barro ou de plástico. Procure optar por um deles padronizando assim sua coleção. Ao padronizar você controla melhor a umidade em cada vaso. Lembre-se que os vasos de barro secam mais rapidamente que os de plástico.
2 - Não há regras para o tamanho do vaso quando no replante, porém use um vaso proporcional ao tamanho da orquídea. Quando orquídeas adultas e de crescimento horizontal, encoste o pseudobulbo mais velho na borda do vaso e deixe um espaço na frente do vaso relativo a dois pseudobulbos da planta a ser replantada. Quanto a orquídeas de crescimento vertical ela deverá ser replantada no centro do vaso
3 - O replante deverá ser feito somente quando os pseudobulbos estiverem fora do vaso ou o substrato muito velho.
4 - Use um vaso que deverá ter em seu fundo cacos de telha para drenagem, na proporção de 1/3 de sua altura.
5 - Os substratos mais usados são: fibra de xaxim, fibra de coco e casca de pinus.
CULTIVO
São três os fatores importantes no cultivo da orquídea: iluminação ventilação e umidade.
Luz: Algumas orquídeas suportam mais luz do que outras, porém, de uma forma geral o indicado é que a incidência de luz solar sobre a planta seja de 50%.
Ventilação: Coloque suas plantas de preferência em local arejado e com circulação de vento. No inverno evite o chamado "vento sul".
Umidade: Dentro do possível e sem exageros, quanto mais umidade no ar você conseguir melhor.
Adubação: Preferencialmente deve ser feita mensalmente, por via foliar (pulverizações), com adubo químico encontrado no comércio, que tenha um balanço por volta de 10%(N), 10%(P) e 10%(K), seguindo a dosagem recomendada pelo fabricante.
A adubação orgânica poderá ser alternativa, porém sem excessos, usando farinha de osso como torta de mamona, na proporção de 1 para 1, deve-se evitar o acúmulo no rizoma para não ocorrer problemas com a planta.
Rega: De um modo geral, a orquídea deverá ser regada somente quando seu substrato estiver completamente seco.
Pragas: Pulgões, cochonilhas, lesmas e caracóis são as mais comuns. Você pode limpar suas plantas lavando-as com água, sabão de coco e uma escova de dentes bem macia. Isto geralmente elimina as cochonilhas e pulgões. Lesmas e caracóis podem ser retirados manualmente.
Em infestações um pouco mais graves procure usar receitas caseiras: pimenta macerada e etc. Somente recorra ao uso de defensivos tipo de fungicida, inseticida ou acaricidas (produtos químicos) sob a orientação de um especialista.
ORQUIDÁRIO
Noções Básicas para a Construção
1 - Local bem arejado (porém sem a canalização de ventos) e o mais ensolarado possível.
2 - Proteja as plantas do "vento sul" principalmente no inverno.
3 - No caso de você optar pelo ripado, o espaçamento entre as ripas deverá ser proporcional ao seu tamanho e deverão ser fixadas no sentido norte-sul para que o sol, caminhando no sentido leste-oeste, passe gradativamente sobre as plantas. No caso do telado, a mesma deverá reter um percentual de 50% do sol.
4 - Para um melhor controle da umidade e proteção das plantas, nos dois casos citados no item 3, é indicado uma segunda cobertura com telha ou plástico apropriados para este fim.
5 - A altura do orquidário deverá ter no mínimo 3 metros, salvo exceções e você pode optar por bancadas ou plantas penduradas. Lembre-se que as plantas penduradas estão menos sujeitas a certos tipos de pragas ou infestações.
6 - Quanto à estrutura, o orquidário poderá ser de madeira, ferro ou outro material apropriado para este fim.
Preserve a natureza, não compre orquídeas tiradas do mato. Compre orquídeas oriundas de orquidários especializados em sua propagação artificial. Ao adquirir uma orquídea, informe-se qual a melhor condição para o seu cultivo.
sozinha
Tons de vermelho, azul, amarelo e marrom se misturam na imagem da Nasa
Embora o universo possa parecer espaçoso, a maioria das galáxias são aglutinadas em grupos, e um vizinho nunca está longe. Mas esta galáxia, conhecida como NGC 6503, encontrou-se em uma posição “solitária”, retratada na borda de um pedaço estranhamente vazio de espaço. Essa nova imagem do telescópio espacial da Nasa Hubble mostra um conjunto muito rico de cores, trazendo mais detalhes em relação a registros anteriores.
Pedaços vermelhos de gás podem ser vistos espalhados pelos braços espirais, misturados com regiões azuis brilhantes que contêm estrelas recém-formadas. NGC 6503 está a 18 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Draco.
A galáxia é objeto de investigação. O Legado Extragaláctico de Hubble (Legus, na sigla em inglês) está explorando uma amostra de galáxias próximas, incluindo a NGC 6503, para estudar forma, estrutura interna, propriedades e comportamento das estrelas.
ig
sabedoria
TAO – A Sabedoria do Silêncio Interno
Pense no que vai dizer antes de abrir a boca. Seja breve e preciso, já que cada vez que deixa sair uma palavra, deixa sair uma parte do seu Chi (energia). Assim, aprenderá a desenvolver a arte de falar sem perder energia.
Nunca faça promessas que não possa cumprir. Não se queixe, nem utilize palavras que projetem imagens negativas, porque se reproduzirá ao seu redor tudo o que tenha fabricado com as suas palavras carregadas de Chi.
Se não tem nada de bom, verdadeiro e útil a dizer, é melhor não dizer nada. Aprenda a ser como um espelho: observe e reflita a energia. O Universo é o melhor exemplo de um espelho que a natureza nos deu, porque aceita, sem condições, os nossos pensamentos, emoções, palavras e ações, e envia-nos o reflexo da nossa própria energia através das diferentes circunstâncias que se apresentam nas nossas vidas.
Se se identifica com o êxito, terá êxito. Se se identifica com o fracasso, terá fracasso. Assim, podemos observar que as circunstâncias que vivemos são simplesmente manifestações externas do conteúdo da nossa conversa interna. Aprenda a ser como o universo, escutando e refletindo a energia sem emoções densas e sem preconceitos.
Porque, sendo como um espelho, com o poder mental tranquilo e em silêncio, sem lhe dar oportunidade de se impor com as suas opiniões pessoais, e evitando reações emocionais excessivas, tem oportunidade de uma comunicação sincera e fluída.
Não se dê demasiada importância, e seja humilde, pois quanto mais se mostra superior, inteligente e prepotente, mais se torna prisioneiro da sua própria imagem e vive num mundo de tensão e ilusões. Seja discreto, preserve a sua vida íntima. Desta forma libertar-se-á da opinião dos outros e terá uma vida tranquila e benevolente invisível, misteriosa, indefinível, insondável como o TAO.
Não entre em competição com os demais, a terra que nos nutre dá-nos o necessário. Ajude o próximo a perceber as suas próprias virtudes e qualidades, a brilhar. O espírito competitivo faz com que o ego cresça e, inevitavelmente, crie conflitos. Tenha confiança em si mesmo. Preserve a sua paz interior, evitando entrar na provação e nas trapaças dos outros. Não se comprometa facilmente, agindo de maneira precipitada, sem ter consciência profunda da situação.
Tenha um momento de silêncio interno para considerar tudo que se apresenta e só então tome uma decisão. Assim desenvolverá a confiança em si mesmo e a Sabedoria. Se realmente há algo que não sabe, ou para que não tenha resposta, aceite o fato. Não saber é muito incomodo para o ego, porque ele gosta de saber tudo, ter sempre razão e dar a sua opinião muito pessoal. Mas, na realidade, o ego nada sabe, simplesmente faz acreditar que sabe.
Evite julgar ou criticar. O TAO é imparcial nos seus juízos: não critica ninguém, tem uma compaixão infinita e não conhece a dualidade. Cada vez que julga alguém, a única coisa que faz é expressar a sua opinião pessoal, e isso é uma perda de energia, é puro ruído. Julgar é uma maneira de esconder as nossas próprias fraquezas.
O Sábio tolera tudo sem dizer uma palavra. Tudo o que o incomoda nos outros é uma projeção do que não venceu em si mesmo. Deixe que cada um resolva os seus problemas e concentre a sua energia na sua própria vida. Ocupe-se de si mesmo, não se defenda. Quando tenta defender-se, está a dar demasiada importância às palavras dos outros, a dar mais força à agressão deles.
Se aceita não se defender, mostra que as opiniões dos demais não o afetam, que são simplesmente opiniões, e que não necessita de os convencer para ser feliz. O seu silêncio interno torna-o impassível. Faça uso regular do silêncio para educar o seu ego, que tem o mau costume de falar o tempo todo.
Pratique a arte de não falar. Tome algumas horas para se abster de falar. Este é um exercício excelente para conhecer e aprender o universo do TAO ilimitado, em vez de tentar explicar o que é o TAO. Progressivamente desenvolverá a arte de falar sem falar, e a sua verdadeira natureza interna substituirá a sua personalidade artificial, deixando aparecer a luz do seu coração e o poder da sabedoria do silêncio.
Graças a essa força, atrairá para si tudo o que necessita para a sua própria realização e completa libertação. Porém, tem que ter cuidado para que o ego não se infiltre… O Poder permanece quando o ego se mantém tranquilo e em silêncio. Se o ego se impõe e abusa desse Poder, este converter-se-á num veneno, que o envenenará rapidamente.
Fique em silêncio, cultive o seu próprio poder interno. Respeite a vida de tudo o que existe no mundo. Não force, manipule ou controle o próximo. Converta-se no seu próprio Mestre e deixe os demais serem o que têm a capacidade de ser. Por outras palavras, viva seguindo a via sagrada do TAO.
(Taoísta)
noticia boa
A Rede de Bibliotecas Parque do Estado do Rio de Janeiro estendeu, em um primeiro passo para ampliar seu atendimento à comunidade, seu horário de funcionamento também para os Sábados.
Assinar:
Postagens (Atom)