POR UM PLANETA CONSCIENTE E VIVO


boa escolha

Você decidiu começar uma atividade física e está na dúvida: corrida ou caminhada, qual a melhor opção? Para quem não está procurando resultados de atleta profissional, caminhada e corrida são duas escolhas de exercícios físicos igualmente boas.


Corrida ou caminhada? Já escolheu sua atividade?



Dados recentes de uma pesquisa conduzida pela Universidade da Califórnia, Estados Unidos, mostram que pessoas que caminham rápido ou correm têm ganhos semelhantes quanto à saúde geral.
Conheça mais sobre cada atividade – e corra ou caminhe na direção da que melhor encaixar para a sua personalidade, finalidade e rotina.
Como começar a atividade física?

Caminhada x corrida




Para começar, vale ir devagar. A ideia é optar por uma caminhada leve e ir acelerando aos poucos. Se tiver um condicionamento físico melhor, pode apostar na corrida, também iniciando com um ritmo mais moderado. 
Quanto tempo?
Se optar pela caminhada, órgãos internacionais de saúde recomendam pelo menos 30 minutos cinco vezes por semana. Se a atividade for mais intensa, como a corrida, a ideia é fazer 15 minutos cinco vezes por semana. 
Qual exercício escolher?
Corrida e caminhada têm seus benefícios. Na corrida, o gasto calórico é maior, por exemplo. São 10 calorias por minuto. Na caminhada moderada, o valor cai para 5,5 calorias por minuto. 
Já a caminhada tem menos impacto e pode ser mais "segura" para o corpo. E esse impacto atua na reciclagem dos ossos, com a vantagem de causar menos fraturas por estresse do que a corrida. Estudos mostram que andar é recomendado até para quem já sofre com osteoporose. 
Se a ideia é passar da caminhada para a corrida, fique atento. O movimento de trotes castiga mais as articulações, portanto, para acelerar o ritmo é preciso um trabalho conjunto de fortalecimento muscular. 
Roupa e calçados
Tanto na corrida quanto na caminhada, é fundamental escolher bem roupas e calçados. O tênis deve respeitar o tipo de pisada do praticante. Para descobrir qual é sua pisada e qual tipo de amortecimento indicado, consulte um ortopedista. 
A roupa deve ser leve, principalmente para as atividades ao ar livre. 

Dicas de ouro para quem vai correr ou caminhar
Coração&Vida

orquideoterapia



Durigan-pintalgada

grafiticante



by Smates / Genk / Bélgica

o futuro agora

Hidrocerâmica: novo material dá adeus ao ar-condicionado e ventiladores
Novo material promete arejar os ambientes sem a ajuda de ar-condicionado ou ventilador.

O Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC) abriga um experimento que pode revolucionar os sistemas de ventilação dos seus projetos. Baseados na tecnologia de hidrogéis, os alunos do Instituto desenvolveram a hidrocerâmica, um material inteligente que responde naturalmente às condições climáticas.

Descubra como funciona a seguir.



O sistema funciona a base de hidrogéis, substâncias que crescem cerca de 500x seu próprio tamanho na presença de água. Assim, quando está frio e chovendo, o hidrogel cresce e atua como um isolante térmico.

No calor, a água do material evapora lentamente, refrescando os ambientes de 5 a 6ºC.



O resultado final aparece na hidrocerâmica, que junta o hidrogel a estruturas de cerâmica e tecido, formando uma placa.

Estes materiais adicionais permitem que o hidrogel mude de tamanho sem comprometer a estrutura ou o orçamento do projeto.

Todos os materiais envolvidos tem baixo custo, e estima-se que economizem cerca de 28% em eletricidade, já que as placas de hidrocerâmica dispensam qualquer outro sistema de ventilação adicional, como ventiladores e ar-condicionado.



O material ainda está em fase de testes, mas já é um avanço em direção a novos projetos de arquitetura e construção responsivos, que entendam as dinâmicas de temperatura de um edifício e se adaptem a elas sem utilizar sistemas artificiais.
designboom

verdade

a pineal e o zumbido



A pineal está localizada no meio do cérebro, na altura dos olhos. Ela é um órgão cronobiológico, um relógio interno. Como ela faz isso? Captando as radiações do Sol e da Lua. A pineal obedece aos chamados Zeitbergers.

Por exemplo, o Sol é um Zeitberger externos que regem as noções de tempo e que influencia a pineal, regendo o ciclo de sono e de vigília, quando esta glândula secreta o hormônio melatonina. Isso dá ao organismo a referência de horário.Existe também

o Zeitberger interno, que são os genes, trazendo o perfil de ritmo regular de cada pessoa.

Nós vivemos em três dimensões e nos relacionamos com a quarta, através do tempo. A pineal é a única estrutura do corpo que transpõe essa dimensão, que é capaz de captar informações que estão além dessa nossa dimensão.

Para Descartes é o ponto em que a alma se liga ao corpo, até na questão física há uma lógica que é esta glândula que lida com a outra dimensão, e isso é um fato.

Todos os animais têm essa glândula; ela os orienta nos processos migratórios porque sintoniza o campo magnético. Nos animais, a glândula pineal tem fotorreceptores iguais aos presentes na retina dos olhos, porque a origem biológica da pineal é a mesma dos olhos, é umterceiro olho, literalmente.

Os cientistas Vollrath e Semm, que têm artigos publicados na revista científica Nature, de 1988, comprovam que a pineal converte ondas eletromagnéticas em estímulos neuroquímicos.

O espiritual age pelo campo eletromagnético, se há uma interferência espiritual por exemplo, se dá justamente pelo campo eletromagnético. As interferência acontece na natureza pelas leis da própria natureza.

Segundo Sérgio Felipe de Oliveira, a pineal capta informações do mundo espiritual por ondas eletromagnéticas, como “um telefone celular”, e as transformaria em estímulos neuroquímicos.

A parapsicologia diz que estes campos eletromagnéticos podem afetar a mente humana. O dr. Michael Persinger, da Laurentian University, no Canadá, fez experiências com um capacete que emite ondas eletromagnéticas nos lobos temporais.

As pessoas submetidas a essas experiências teriam tido “visões” e sentiram presenças espirituais. O dr. Persinger atribui esses fenômenos à influência dessas ondas eletromagnéticas.

Pesquisas recentes indicam que a pineal está ligado a dois centros nervosos, um de cada ouvido. Estes dois centros nervosos, e mais o centro situado na própria glândula, formam um triângulo, com a pineal no centro da cabeça com o ápice ou vértice superior, e dois centros nervosos dos ouvidos formando a base. Assim, os pesquisadores elaboraram o princípio de que tudo o que afete os tímpanos afetará a pineal, qualquer princípio que afete a pineal afetará os tímpanos.

A glândula está localizada em uma área cheia de líquido. O som faz o líquido vibrar, provocando uma reação na glândula, converte ondas eletromagnéticas em estímulos neuroquímicos.

A Física Quântica diz que tudo é vibração e nós vibramos em diferentes freqüências, também somos influenciados em diferentes freqüências, por meio natural ou não.
Estamos sendo bombardeados com energias vindo da galáxia, incluindo o bombardeio do Sol, tudo isso afeta a Terra e logicamente nos afeta.


Sempre vibração e som, recentemente os cientista conseguiram até reproduzir o som do Sol nas suas explosões solares.

Quanto mais se intensifica o som, mais a pineal “trabalha”, quanto mais ela trabalha, mais se intensifica o som, formando um circulo que nos leva rapidamente ao estado de projeção consciente.

Sendo assim, meus amigos, os barulhos, zumbidos, apitos, sininhos…que você pode estar ouvindo diariamente ou esporadicamente são produzidos pelo trabalho/desenvolvimento da glândula pineal e todo um fator externo está contribuindo para isso. Nós estamos literalmente escutando ela trabalhar.

Essa glândula é nossa conexão com outras dimensões, nossa glândula foi danificada ao “looooongo do tempo”, por falta de uso, química (veneno) nos nossos alimentos, poluição e acredito que a nossa contribuição tenha realmente sido a maior de todas, porque caímos nas ilusões materialistas e hoje somos extremamente apegados a tudo que os nossos 5 sentidos podem tocar, sentir, ver e ouvir…

Pra terminar, vou deixar um exercício de meditação de desenvolvimento energético da pineal. Um exercício diferente, mas bem gostoso de realizar.

Certos exercícios psíquicos provocam um zumbido que começa a se manifestar nos ouvidos e persiste por algum tempo. Esse zumbido indica que alguma energia ou ação está sendo transmitida aos tímpanos, a partir da pineal. (Pesquisa feita pela Universidade de Basle na Suíça). Deverá ser feito no escuro, onde a produção do hormônio da pineal aumenta.

Por uma ou duas semanas, deve-se relaxar por alguns minutos, coloque o dedo indicador de cada mão o mais para dentro do ouvido que seja possível sem pressão incômoda. Enquanto os dedos estiverem nesta posição nos ouvidos, tomem uma inalação profunda pelo nariz e retenha o quanto possível.

Mantenha a boca fechada, quando não puder mais prender a respiração, exale lentamente pelo nariz. Conserve os dedos nos ouvidos durante todo o tempo que esteja inalando, retendo e exalando.

Respire normalmente por mais ou menos 30 segundos e repita o procedimento por 10 vezes. Ao terminar, você sentirá um calor nos dutos auditivos.

A respiração pelo nariz, com os dedos colocados nos ouvidos, estabelece um circuito bem definido de vibrações positivas e negativas, que afetem os centros nervosos do crânio, ocentro nervoso da tireóide, e os centro nervosos de cada um dos dois dedos.

O resultado deste exercício, se praticado conforme a instrução, será a desobstrução do nariz para a respiração e dos ouvidos para a audição, a eliminação de qualquer congestão craniana, odesenvolvimento da sensibilidade dos nervos do nariz a ponto de perceberem novos odores ou facilitar a os já conhecidos. Ao mesmo tempo, a pineal irá despertar gradativamente, com crescente vitalidade para as funções psi.

Fonte: Neusa Rocha Terapia Holística
Somos Arts

mamãe eu quero...



todo mundo já mamou...

outra historia

+ libido

Alguns alimentos são afrodisíacos, ou seja, estimulam o desejo sexual e até melhoram o desempenho na hora da relação. Eles são ricos em nutrientes que atuam na produção de hormônios, aumentam a libido e aceleram a circulação do sangue. Um bom exemplo é o zinco, um mineral que ajuda na produção de testosterona, hormônio responsável pelo impulso sexual.

Você sabe de onde vem o termo afrodisíaco? Do grego Aphrodisia, que significa prazer sexual e remete à Afrodite, a deusa grega do amor e da sexualidade.

Então, veja alguns exemplos desses alimentos e prepare o cardápio para apimentar a relação com seu parceiro ou parceira:

1 . Frutos do mar

Além de zinco, possui ácidos responsáveis pela liberação dos hormônios sexuais. Devido ao alto nível de zinco, as ostras são consideradas um ótimo afrodisíaco.

2 . Amêndoa


Símbolo da fertilidade, a amêndoa possui vitamina E, ácido fólico e arginina, um aminoácido bom para o relaxamento dos vasos.

3 . Ovo

Ajudam a melhorar a libido, pois são ricos em vitaminas B5 e B6, importantes na produção hormonal.

universo-jatoba-afrodisiacos3


4 . Tomate


Pesquisas mostram que a sopa de tomate aumenta o conteúdo de licopeno (antioxidante) no sêmen, ajudando a diminuir o estresse oxidativo e melhorando a fertilidade dos homens.

5 . Aspargo

Contém ácido fólico, um importante nutriente para a produção de esperma. Nas mulheres, contribui para a maturação do óvulo, implantação do embrião e crescimento fetal.

6 . Chocolate

Possui tiramina e feniletilamina, que são as chamadas “drogas do amor”. Ajuda a aumentar o desejo sexual e o prazer feminino. Também contribui para o aumento da produção dos neurotransmissores do prazer: dopamina, serotonina e endorfina.

universo-jatoba-afrodisiacos4


7 . Mel

Aumenta a produção de histamina, uma substância vasodilatadora, que ajuda na circulação do sangue e no bom desempenho sexual. Seu poder afrodisíaco deu origem ao termo “lua de mel”.

8 . Pimenta

Também estimula a circulação do sangue, tanto no homem quanto na mulher. Recomenda-se principalmente a pimenta caiena e a pimenta malagueta.

9 . Romã

Aumenta a produção de óxido nítrico, substância que induz a vasodilatação. O suco dessa fruta pode melhorar a disfunção erétil em homens e aumentar o desejo sexual em mulheres.

10 . Melancia

Rica em citrulina, que tem efeitos no sistema cardiovascular, e arginina, um vasodilatador. Estudos demonstram que possui efeito semelhante ao viagra. Ajuda a melhorar a concentração de esperma.

universo-jatoba-afrodisiacos1


11 . Semente de abóbora

Fonte de magnésio, é um importante nutriente para a produção de óxido nítrico. Também age contra a ejaculação precoce.

12 . Geleia real

Composta por proteínas, açúcares, lipídios e vitaminas, tem ação hipotensiva e vasodilatadora.

universojatoba

pedala

Carrier Bike by Shin Hyung Sub Shin

Carrier Bike by Shin Hyung Sub Shin

noticia boa

Um médico neurologista brasileiro, que fez especialização em Toronto, no Canadá – berço das pesquisas – conseguiu frear e reverter a doença de Alzheimer em um paciente de 77 anos – que não teve seu nome revelado a pedido da família.
O cirurgia de Implante de Estimulador Cerebral Profundo foi dia 11 de dezembro no Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, na Paraíba, e os equipamentos foram ligados pouco antes do Natal.
O idoso sofre de Alzheimer há 2 anos e tinha um quadro de leve a moderado da doença.
Recuperação da memória
O médico que fez a cirurgia, Rodrigo Marmo, de 35 anos, afirmou que “na primeira semana o paciente apresentou resultados iniciais animadores”.
Ainda de acordo com o especialista, “15 dias após a cirurgia o paciente volta a se lembrar de caminhos, o vocabulário melhora e ele fica mais atento às conversas”.
A cirurgia
O Implante de Estimulador Cerebral Profundo, foi uma cirurgia usada inicialmente para outra doença: o Mal de Parkinson.
Em 2008 especialistas de Toronto, no Canadá, passaram a usar a técnica experimentalmente em 6 pacientes com Alzheimer 
Os resultados positivos atraíram atenção de especialistas dos EUA e de lá pra cá, juntos, especialistas dos dois países “já fizeram a cirurgia em 42 pacientes. Ela não é mais considerada experimental”, alerta o médico brasileiro.
cirurgia-alzheimer-brasil-close
O implante
Rodrigo Marmo se baseou nos estudos que acompanhou em Toronto, no Canadá, durante sua especialização, para operar o paciente brasileiro de 77 anos.
“Um marca-passo cerebral é implantado no paciente. Eletrodos, conectados a uma bateria presa no peito, dão pequenas descargas elétricas no cérebro, que estimulam o circuito da memória”.
11 ou 15 dias após a cirurgia o equipamento é ligado e começam a aparecer os primeiros resultados, conta o médico.
Vitória na justiça
A cirurgia é cara porque os eletrodos e o marca-passo são importados.
Custa em torno de 200 mil reais.
Como o paciente vinha piorando – os remédios não estavam fazendo mais efeito – e o plano de saúde se recusou a pagar pela operação do idoso da Paraíba, porque procedimento ainda não foi libertado o pelo Ministério da Saúde – a família dele entrou na justiça… e venceu!
O convênio foi obrigado a pagar pela mesma cirurgia canadense, feita no Brasil pelo especialista Rodrigo Marmo.
Alerta
O especialista alerta que o Implante de Estimulador Cerebral Profundo “não significa a cura do Alzheimer”, apesar de melhorar significativamente a qualidade de vida do paciente.
Serviço
Hospital Napoleão Laureano – João Pessoa/Paraíba
Telefone: 83-3042-4974
SóNotíciaBoa

até tu?

Economist maconha
* como legalizar a cannabis com segurança, diz a capa
A matéria de capa desta semana da revista britânica The Economist, considerada a mais influente publicação entre os defensores do liberalismo econômico, decretou que o debate sobre a conveniência de legalizar a maconha está terminado - e a resposta é "sim". A revista faz um abrangente balanço de todos os experimentos que estão acontecendo em vários países do mundo com novas políticas para lidar com a droga. "Uma grande mordida foi tirada do mercado da máfia, milhares de jovens foram poupados de uma ficha criminal e centenas de milhares de dólares foram legitimamente ganhos e taxados. Até o momento, não houve explosão no consumo nem na criminalidade", diz o artigo.

Os traficantes não vão renovar as suas assinaturas...

beleza pura


Bentevi

assina









A Bélgica reativou duas usinas nucleares antigas, que podem causar um novo desastre como o de Chernobyl bem no coração da Europa! Membros da Avaaz europeus já conseguiram que fossem feitas inspeções internacionais às usinas. Agora, se tornarmos esta uma questão global, podemos garantir que as usinas serão fechadas até que uma avaliação completa seja realizada. Assine e compartilhe antes que seja tarde demais:

Assine agora
Queridos amigos,

A Bélgica acabou de religar duas usinas nucleares antigas: uma com mais de 16 mil rachaduras e outra cujo reator sofreu uma explosão no ano passado. É um perigo iminente no coração da Europa!

Membros da Avaaz europeus já conseguiram que fossem feitas inspeções internacionais nas usinas e colocaram o assunto nos jornais. Agora, se apoiarmos a luta deles, poderemos forçar a ONU a intervir e tomar medidas rápidas, fechando as usinas até que seja feita uma avaliação completa do perigo.

O governo belga não está sabendo lidar com a situação. E se fizermos o maior apelo já visto por energia segura, poderemos abrir um precedente e começar a fechar dezenas de usinas nucleares em situação semelhante no mundo. Vamos juntar dois milhões de assinaturas para mostrar nossa união! Assine e compartilhe via Facebook, Twitter, email… em todas as redes antes que seja tarde demais:

https://secure.avaaz.org/po/belgian_nuclear_shutdown_po_exc/?bblrXbb&v=72926&cl=9501584035

É uma nova era de risco nuclear: os 25 reatores mais antigos da Europa já passaram, ou estão próximos, dos 35 anos de operação. Mas não é apenas na Europa: usinas nos EUA, Japão, Índia e Rússia estão na mesma situação.

Quanto mais o tempo passa, mais falhas e acidentes acontecem nas usinas: foram encontrados altos níveis de radiação em lençóis freáticos perto de uma usina nuclear há 40 km da cidade de Nova York. Há relatos de um aumento de 50% em falhas inesperadas entre 2000 e 2006 nas usinas ao redor do mundo.

A Bélgica está se tornando um símbolo mundial do perigo imposto pelas usinas nucleares antigas: em 2014, quebrou recordes em número de vazamentos e rachaduras. Em 2015, houve uma explosão em um dos reatores! Segundo peritos, por que as rachaduras estão em "algumas das partes mais vulneráveis" das usinas, "se a pressão do reator falhar, podemos ter um desastre como Chernobyl ou um acidente como houve em Fukushima".

Mas temos uma baita chance de desativar essas bombas-relógio na Europa: uma Convenção da ONU para prevenir danos ambientais obriga os países responsáveis por projetos que podem impactar seus vizinhos a notificarem e consultarem todas as partes interessadas. Com pressão da Alemanha e dos países da região, um pedido da ONU pode forçar a Bélgica a desativar estas usinas.

Um acidente na Bélgica pode espalhar radiação e causar uma catástrofe impensável. Europeus ou não, ninguém tem que viver com medo de que um desastre aconteça a qualquer momento. Clique para adicionar seu nome e divulgue para todos:

https://secure.avaaz.org/po/belgian_nuclear_shutdown_po_exc/?bblrXbb&v=72926&cl=9501584035

A Avaaz atuou firmemente para que o mundo chegasse a um acordo nas negociações climáticas de Paris para salvar nosso planeta dos efeitos devastadores dos combustíveis fósseis. Agora vamos garantir que não colocaremos nosso planeta em risco por causa de usinas nucleares desastrosas que estão caindo aos pedaços.

Com esperança por um mundo melhor,

Luca, Luis, Alaphia, Ana, Marigona, Emma, Alice, Spyro e toda a equipe da Avaaz

MAIS INFORMAÇÕES:

Falha paralisa reator nuclear mais antigo da Bélgica (Exame)
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/falha-paralisa-reator-nuclear-mais-antigo-da-belgica
Velhas usinas nucleares na Bélgica preocupam vizinhos (em inglês) (BBC)http://www.bbc.com/news/world-europe-35469932
Antigos reatores nucleares europeus precisam passar por uma avaliação ambiental (em inglês) (Greenpeace)http://www.greenpeace.org/international/en/news/Blogs/nuclear-reaction/europes-ageing-nuclear-reactors-must-have-an-/blog/49545/
As perdas de energia não planejadas devido a paralisações, interrupções etc. (em inglês) (IAEA) https://www.iaea.org/PRIS/WorldStatistics/ThreeYrsUnplannedCapabilityLossFactor.aspx

A Avaaz é uma rede de campanhas global de 42 milhões de pessoas que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas nacionais e internacionais. ("Avaaz" significa "voz" e "canção" em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a nossa equipe está espalhada em 18 países de 6 continentes, operando em 17 línguas. Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui, nos siga no Facebook ou Twitter.
Para entrar em contato com a Avaaz,escreva para o link www.avaaz.org/po/contact.

bom exemplo

A Costa Rica libertará animais e fechará todos os zoológicos. 



A Costa Rica afirmou que fechará todos os zoológicos do país e libertará os animais que estão em cativeiros. Com a iniciativa o país será o primeiro no mundo a adotar essa prática. A Costa Rica aprovou também a proibição de caça esportiva em todo território nacional.

O ministro do Meio Ambiente da Costa Rica, René Castro afirmou: “Não queremos animais em cativeiros e encarcerados de modo algum, a não ser resgatá-los e protegê-los”.

Entretanto, existem contratos com parques e zoológicos que possuem plena validade por alguns anos. O país anunciou que planeja até 2025 não ter mais nenhum zoológico em funcionamento. 


Atualmente existem dois zoológicos na Costa Rica, e com o fechamento, os animais serão libertados e postos na natureza e os que não puderem regressar ao seu ambiente natural, serão encaminhados para santuários ou reservas. O país tem uma rica biodiversidade, possuindo 4% de todas as espécies de animais conhecidos no mundo.

Para o ministro René Castro, a Costa Rica aos poucos está conseguindo desmoronar as jaulas e reforçar a ideia de interação com a biodiversidade de uma maneira natural.

A decisão da Costa Rica foi corajosa e amplamente comemorada por grupos que defendem a liberdade animal. Principalmente por constituir um importante passo para que mais nações também adotem essa medida.

Treehugger

convite

  • Obras da exposição "94 anos da semana de 22" (Crédito: Divulgação)
    Obras da exposição "94 anos da semana de 22" 
  • Obras da exposição "94 anos da semana de 22" (Crédito: Divulgação)
    Obras da exposição "94 anos da semana de 22" (Crédito: Divulgação)
  • Obras da exposição "94 anos da semana de 22" (Crédito: Divulgação)
    Obras da exposição "94 anos da semana de 22" (Crédito: Divulgação)
  • Obras da exposição "94 anos da semana de 22" (Crédito: Divulgação)
    Obras da exposição "94 anos da semana de 22" (Crédito: Divulgação)
  • Obras da exposição "94 anos da semana de 22"D (Crédito: Divulgação)
    Obras da exposição "94 anos da semana de 22"D (Crédito: Divulgação)
‹›
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
De hoje (18 de fevereiro) a 5 de março, a galeria Ponto Art exibe 94 anos da semana de 22. A exposição coletiva é uma homenagem ao evento histórico que buscava a renovação dos cenário cultural brasileiro e que tinha como ícones Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti.

Durante a exibição da mostra, serão realizadas atividades paralelas. No dia 27 de fevereiro, das 14h às 18h, ocorre um evento literário, com bate-papo e leitura de poesia. O escritor Luis Bras comanda a atividade. No dia do encerramento, 5 de março, será realizado um passeio cultural pelas ruas da Vila Madalena, em que cada artista carregará sua própria obra, a ideia é promover uma exposição ambulante.

Dentre os artistas que participam da exposição "fixa", estão: Acácio Pereira, Cris Kannebley, Dinorah Rosencrantz, João Naccarato, Mi Castelani, Sandra Lozano, Vanda Ramirez e Yves Winandy. A visitação à exposição e a participação nas atividades paralelas é gratuita.
Galeria Ponto Art - Rua Inácio Pereira da Rocha, 246 - Vila Madalena, São Paulo (11) 2548-1661
De 18/02/2016 a 05/03/2016
Terça a sexta: 11h às 18h. Sábado: 12h às 17h.
Entrada gratuita

solta os bichos


pertinho

Se estableció la fecha de el acercamiento del asteroide a la Tierra
O asteroide 2013 TX68 passará muito perto da Terra no próximo 5 de março, de acordo com a agencia espacial estadounidense, NASA.

Se trata de um corpo de 30 metros de diametro que, se chegasse a impactar-se com nosso planeta, liberaria uma quantidade de energia duas vezes maior a que gerou o meteorito que caiu sobre Chelyabinsk, Russia, em 2013 e que afetou cerca de 1,500 pessoas.

De acordo com especialistas, apesar da sua trajetoria exata não ter sido determinada, se estima que a distancia mas perto a que este asteroide estará do solo terrestre será de 14,000 kilometros, quer dizer, uma vigésima parte da distancia entre a Terra e a Lua.

A boa noticia e que esta proximidade permitirá que o 2013 TX68 seja fácil de observar pelos humanos com a ajuda de um telescopio comercial comum.

Se espera que o corpo volte a sobrevoar nosso planeta no ano 2046 e em 2097.
tercermilenio

a flor da pele

de costas

5








Estamos diante do maior atentado terrorista de 2016, e não vemos ninguém colocando bandeiras da Nigéria no Facebook, nem escrevendo “Je suis..” esta é a hipocrisia do mundo. Se fossem crianças da Europa, não 80, mas talvez 10, e sem a crueldade de serem queimadas vivas pelos mesmos terroristas, você sabe como estaria o mundo, o seu facebook, a televisão e o seu discurso virtual de preocupação com a vida alheia. Só incomoda quando acontece ao seu lado lado, onde você vai e com quem você conhece.

Saiba o que aconteceu:

O grupo terrorista Boko Haram ateou fogo em crianças vivas durante um atentado na vila de Dalori, que fica a cinco quilômetros da Maiduguri, na Nigéria, informaram diversos jornais nigerianos neste domingo (31). Segundo testemunhas, ao menos, 65 corpos foram retirados do local, mas esse número deve aumentar já que nem todos os locais foram checados. Ao menos 100 pessoas ficaram feridas. Testemunhas contaram à imprensa que dezenas de corpos foram jogados pelas estradas que levam até a vila, que tem cerca de mil casas segundo o jornal “The Premium Times”. Um dos sobreviventes conta que ouvia o grito das crianças enquanto elas ardiam em chamas. Ele conseguiu sobreviver porque se escondeu subindo em uma árvore.

Ainda de acordo com as testemunhas, muitos foram mortos enquanto tentavam escapar porque duas mulheres-bomba ativaram os explosivos no meio da pessoas em fuga. Apesar do ataque ter ocorrido no sábado (30), o Exército da Nigéria chegou ao local apenas neste domingo e está ajudando na retirada dos cadáveres.   O Boko Haram, que quer construir um califado no norte do território nigeriano, já matou mais de 20 mil pessoas nos últimos seis anos e obrigou mais de 2,5 milhões a deixarem suas casas e suas cidades.
blogdoguida

segredos de Gaia

Impactante descubrimiento, nueva capa cubre a la Tierra

Um grupo internacional de cientistas descobriu uma camada até então desconhecida no manto da Terra, que contém uma grande quantidade de oxigenio líquido

Nesta camada, de acordo com estimativas, existem entre 8 e 10 vezes mais oxigênio do que a atmosfera da Terra.

Possivelmente, esta camada tem oxigenio líquido, devido a alterações na estrutura molecular do minério de ferro no núcleo do planeta. "Nós não sabemos o que está acontecendo com esses" rios de oxigênio "nas entranhas do planeta" que flui através do manto, dizem os pesquisadores.

No entanto, a presença de oxigenio no interior da Terra pode causar processos complexos que não sabemos nada, por enquanto, que podem influenciar não só sobre a geoquímica, mas também sobre o clima e o estado da atmosfera do planeta.
tercermilenio

pedala



A Bicicultura 2016 acontecerá em São Paulo e está com inscrições abertas para voluntários

Entre 26 e 29 de maio deste ano acontecerá em São Paulo a primeira edição do Bicicultura, o maior encontro nacional de ciclistas para discutir o tema da bicicleta no país. O evento é uma realização da União dos Ciclistas do Brasil (UCB) juntamente com a Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) e demais organizações, e também está com inscrições abertas para voluntários que queiram participar como colaboradores do evento.

É o primeiro ano que o Bicicultura acontece na capital paulista desde a sua criação, em 2008, quando foi realizado em Brasília. Para Daniel Guth, Diretor de Participação da Ciclocidade, o momento é ideal para ampliar o debate sobre a bicicleta e marca uma série de transformações que São Paulo tem vivido nos últimos anos no que se refere ao tema da mobilidade urbana. “É essencial termos uma agenda nacional e anual para aprofundarmos o conhecimento e o entendimento sobre a cultura da bicicleta no Brasil, por isso defendemos a retomada do Bicicultura para acontecer em SP e em pleno ano eleitoral”, explica Guth. A programação do evento visa explorar todas as frentes sobre o tema e trazer discussões não só de São Paulo, mas de todo o Brasil de como a bicicleta tem se estabelecido enquanto vetor de mudanças sociais e significativas no contexto urbano.

Além de democratizar o tema junto à sociedade, o Bicicultura também visa atender gestores públicos que reconhecem a importância da bicicleta na esfera sociopolítica e que buscam se capacitar para o melhor entendimento e promoção do uso da bicicleta de acordo com a realidade de sua região.

Inscrições abertas para voluntários

A UCB e a Ciclocidade estão em busca de voluntários que queiram colaborar com a realização do Bicicultura. A organização está dividida em seis comissões e está na fase de encontros preparatórios para a produção do evento. Para quem quiser participar, é só acessar o site e se inscrever de acordo com o interesse de cada comissão. Mais informações aqui.

na fé

verdade X mentira

Diversos boatos associam o zika vírus, transmitido pelo Aedes aegypti, a vacinas vencidas

Nas últimas semanas, mensagens escritas e em áudio nas redes sociais – especialmente no WhatsApp – têm criado alarme na população ao narrar cenários catastróficos sobre o surto de zika vírus e sua relação com a epidemia de microcefalia no País.
Até 30 de janeiro, foram notificados, segundo o Ministério da Saúde, 4.783 casos suspeitos de microcefalia, malformação que prejudica o desenvolvimento do cérebro do bebê. Destes, 404 casos de microcefalia foram confirmados – 17 têm ligação confirmada com o zika vírus, os outros estão sendo investigados. Outros 709 foram descartados e 3.670 continuam sob investigação.
O Ministério da Saúde, a Fiocruz e especialistas consultados pela BBC Brasil explicam o que é falso, o que é verdadeiro e o que ainda não está totalmente confirmado entre as afirmações dessas mensagens.
Falso: Vacinas contra sarampo e coqueluche causaram microcefalia
Diversos boatos circulam nas redes sociais dizendo que vacinas estragadas contra rubéola dadas a grávidas teriam causado microcefalia. Esta informação é falsa. Primeiro, grávidas não recebem esta vacina. Segundo, de acordo com especialistas e o Ministério da Saúde, as vacinas distribuídas pela pasta são seguras e passam por controle de qualidade.
Também há uma outra teoria, que partiu de um suposto estudo conduzido por um pesquisador independente chamado Plínio Bezerra dos Santos Filho, dizendo que o problema foi a oferta da mesma vacina – não estragada, dentro do prazo de validade – para mulheres em período fértil – e não para grávidas, como diz o outro boato.
O Ministério da Saúde afirma que "as vacinas dupla e tríplice viral são usadas mundialmente, e não haveria condições de isso (malformações) ocorrer apenas no Brasil" se a culpa fosse da imunização em período fértil. Além disso, esse "estudo" diz que a vacina contra coqueluche, aplicada no último trimestre de gestação, também teria influenciado no aumento dos casos. Mas, segundo especialistas e o Ministério da Saúde, estas informações também não se confirmam.
Melhor forma de se prevenir continua sendo evitar contato com mosquito Aedes aegypti

O ministério diz que aplica em gestantes uma vacina contra coqueluche recomendada pela OMS e diz que ela, na verdade, "é comprovadamente uma estratégia importante na prevenção de adoecimento e morte de crianças pequenas". "Não há até o momento nenhuma evidência científica nacional ou internacional que relacione o aparecimento da microcefalia à administração da vacina dTpa (anticoqueluche) ou qualquer vacina que faça parte do calendário nacional de imunização", afirma o órgão.
De acordo com Pedro Tauil, infectologista da UnB, a vacina contra rubéola tem o vírus atenuado e, se ficassem no organismo seria apenas pelo período em que a própria doença fica, ou seja, cerca de uma semana – e não um ano, como diz o boato. A vacina contra a coqueluche, segundo ele, também é segura e recomendada pela Organização Mundial de Saúde.
Falso: Crianças de 1 a 7 anos e idosos estão apresentando 'sequelas neurológicas graves' após zika
Segundo as autoridades de saúde, não está havendo nenhuma mudança significativa nos padrões de casos de danos neurológicos graves em crianças – além do que, estes podem ser provocados por vários fatores, e não necessariamente pelo vírus da zika.
"O vírus da zika e outros, como varicela, herpes vírus, enterovírus e até dengue, podem causar outros danos neurológicos – encefalites, cerebelites e neurites (inflamações no sistema nervoso) –, mas no cenário atual não está havendo grande aumento desses casos em crianças. Isso acontece talvez em 1% dos casos totais e geralmente em pacientes com baixa imunidade", diz a neuropediatra Maria Durce Carvalho, que acompanha casos de microcefalia e outras infecções no Hospital Oswaldo Cruz, em Recife. "Não sei de onde vem essa informação de que crianças de até sete anos seriam mais suscetíveis, mas não é bem assim", afirma.
Um dos áudios que circulam no WhatsApp diz que há crianças "chegando aos hospitais já em coma" em Pernambuco. Mas em nota sobre os boatos, a Secretaria de Saúde do Estado diz que "não está sendo observada, em qualquer idade, mudança no padrão de ocorrência dos casos de encefalite relacionados ao vírus da zika ou qualquer outro vírus". "As crianças ou adultos podem apresentar diversos sintomas neurológicos, sendo que estas complicações têm ocorrido numa frequência muito baixa", afirma o comunicado.
O Ministério da Saúde, por sua vez, diz que "entre pessoas infectadas pelo vírus da zika, cerca de 80% não desenvolvem sintomas, sejam adultos ou crianças. Entre essas pessoas, apenas uma pequena parcela pode vir a desenvolver algum tipo de complicação, que deverá ser avaliada pelos médicos, uma vez que o zika é uma doença nova e suas complicações ainda não foram descritas".
Não há confirmação: Há aumento expressivo de casos de síndromes neurológicas associadas à zika
Ao menos seis Estados do Nordeste registraram, em 2015, aumento no número de casos registrados de Síndrome de Guillain-Barré, uma rara doença neurológica autoimune que pode ser provocada por diversos vírus e bactérias, incluindo o zika vírus, a dengue e a chikungunya. A doença, que tem tratamento, provoca paralisia muscular e, em casos graves, pode atingir os músculos do tórax e impedir a respiração.
A OMS diz que pesquisadores estão estudando "uma relação potencial – mas não comprovada – entre surtos de Guillain-Barré e infecções pelo vírus da zika". Segundo a organização, sete países reportaram um aumento na incidência de casos de microcefalia e síndrome de Guillain-Barré desde o surgimento de surtos de zika.
No Brasil, a síndrome passou a ser registrada com mais frequência depois que foi confirmado que o vírus da zika poderia causá-la. Normalmente, os serviços de saúde não são obrigados a notificar ocorrências da doença para as secretarias estaduais. O governo monitora a situação pelos registros de internações e atendimentos ambulatoriais relacionados à doença, que revelaram aumento nos casos no ano passado em relação a 2014.
Houve, por exemplo, 29,8% mais internações (1.868 em 2015 ante 1.439 em 2014) e 8,1% mais atendimentos ambulatoriais (69.703 ante 64.422). A alta foi puxada pelos Estados de Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O governo do Rio de Janeiro anunciou que tornará obrigatória a notificação de casos, após registrar 17 ocorrências de junho a janeiro passado.
No entanto, segundo o ministério da Saúde, não é possível estabelecer se esses casos foram causados pela infecção por zika, e a ocorrência de Guillain-Barré relacionada ao vírus continua sob investigação.
"Temos visto um aumento dos casos de Síndrome de Guillain-Barré sim, o que faz sentido, já que temos um surto de dengue, zika e chikungunya", diz a médica pernambucana Maria Angela Rocha, chefe do serviço de infectologia do Hospital Oswaldo Cruz, em Recife, e parte do grupo de pesquisa sobre o zika vírus e a microcefalia em Pernambuco. "Mas não é nada como o aumento de casos de microcefalia que tivemos, que é muito fora do padrão."
De acordo com o vice-diretor do Instituto de Microbiologista da UFRJ, Davis Fernandes Ferreira, a Polinésia Francesa registrou 20 vezes mais casos de Síndrome de Guillain-Barré após o surto de zika em 2014. "Nós estamos vivendo possivelmente um dos maiores surtos documentados de zika vírus. Ainda estamos coletando os dados e tentando entender a relação entre ele e a síndrome."
Em estudo: Zika pode ser transmitida por fluidos corporais (sêmen, saliva, urina, leite materno, etc.)
Alguns trabalhos científicos internacionais identificaram a presença do vírus da zika no sêmen e no leite materno, mas os cientistas ainda pesquisam se a doença realmente pode ser transmitida por eles.
Na última sexta-feira (5), a Fiocruz constatou a presença do vírus zika ativo – com potencial de provocar infecção – na saliva e na urina, o que abriria a possibilidade de transmissão pela via oral, ainda sendo investigada. Por enquanto, ainda não é possível afirmar com certeza que o vírus é contagioso dessa forma. Ainda assim, a entidade sugere a grávidas que evitem aglomerações, não compartilhem talheres ou copos ou beijem pessoas com suspeita de zika.
No caso da transmissão sexual, "(ela) seria possível, porque já há publicação e relato de pessoas com quem isso aconteceu. Mas é uma situação única, porque a pessoa tem que estar infectada, doente e ter relação exatamente nessa época. Não seria uma forma principal de infecção, mas é importante se prevenir", diz o microbiólogo Davis Ferreira.
Também na sexta-feira, o Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC na sigla em inglês) emitiu comunicado sugerindo que gestantes em áreas da epidemia da zika – ou cujo parceiro viajou para áreas de risco – abstenham-se de relações sexuais desprotegidas
Em 2011, um estudo divulgado na publicação científica Emerging Infectious Diseases registrou o caso de um cientista americano que, ao voltar do Senegal, que passava por um surto de zika, teve os sintomas da infecção em casa. Sua mulher, que não havia saído dos Estados Unidos, foi infectada pelo vírus, o que levou à interpretação de que ela teria sido infectada pelo sêmen do marido.
Na última terça-feira, o CDC informou que "o laboratório do CDC confirmou o primeiro caso de zika vírus em um não viajante." Como a pessoa infectada não havia saído do país e estava em uma área que não tem presença de Aedes aegypti, o centro acredita que a transmissão tenha ocorrido por contato sexual.
O vírus também foi encontrado em amostras de leite materno de duas mães na Polinésia Francesa. No entanto, o vírus encontrado não era do tipo replicante, que transmite a doença. Para Ferreira, é difícil que o vírus no leite cause infecção no bebê, já que o zika não é adaptado para a transmissão por via oral. "Transmitido pelo leite, ele teria que passar pelo estômago do bebê, e o suco gástrico (que ajuda a digerir os alimentos) é muito hostil", diz.
Segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco, ainda não existem provas suficientes de que o vírus possa ser transmitido pelo leite materno para que se recomende interromper a amamentação. Além da nutrição do bebê, o leite materno é importante para protegê-lo de doenças. Além disso, os especialistas esclarecem que, ainda que infectado pelo vírus, o bebê recém-nascido não desenvolveria microcefalia, porque seu cérebro já está praticamente formado.
Verdade: A melhor proteção contra a zika é combater o mosquito Aedes aegypti
Até o momento, não há vacina contra o zika vírus no mundo. E o processo de desenvolvimento e aprovação de uma pode levar até 10 anos, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, atualmente é difícil até mesmo diagnosticar a doença e diferenciá-la com certeza da dengue e da febre chikungunya.
Portanto, a melhor forma de se prevenir continua sendo evitar o contato com o mosquitoAedes aegypti, que transmite todas elas. Além de evitar manter água parada em reservatórios sem tampa ou em utensílios domésticos, é essencial usar repelente tanto em adultos quanto em crianças após os seis meses de idade. Para gestantes e recém-nascidos, recomenda-se também usar roupas longas, que deixem menos partes do corpo expostas.
Algumas mensagens no WhatsApp recomendam o uso de repelentes caseiros, mas, segundo os médicos, não há comprovação de que eles sejam eficientes. Nas farmácias, há repelentes à base de substâncias como DEET, EBAAP e Icaridina, em concentrações diferentes. Todos eles podem ser usados por gestantes e por crianças a partir dos 2 anos. Para as crianças, no entanto, são recomendados repelentes menos concentrados. Os médicos recomendam passar o produto na pele e por cima das roupas, especialmente nos horários que os mosquitos mais atacam, à noite e no início da manhã.
BBC