Os ovos passaram por alguns momentos difíceis ao longo das últimas décadas. Desde os anos 1960, vários estudos mostraram que comer muita gema do ovo eleva o colesterol. Mas no início deste ano, as orientações oficiais foram revisadas, e o colesterol não é mais considerado um “nutriente preocupante”. Afinal, o que a ciência agora diz sobre os tão adorados ovos?
Como o Business Insider explica no YouTube, os ovos são ricos em proteínas, e estudos têm mostrado que eles podem ajudar a perder peso, aumentar a massa muscular, e baixar a pressão arterial. Eles também contêm todos os aminoácidos essenciais que o corpo humano necessita, e um estudo recente descobriu que misturar ovos com saladas pode melhorar significativamente a absorção de nutrientes contidos nos vegetais crus.
Além disso, os ovos reduzem o risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral, porque eles são ricos no que é conhecido como colesterol HDL – apelidado de “bom” colesterol. Pesquisas recentes também descobriram que a reduzir as lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e aumentar as “boas” lipoproteínas de alta densidade (HDL) é importante para a nossa saúde em geral, porque, enquanto o excesso de colesterol LDL acaba na corrente sanguínea, e de lá pode se inserir nas paredes dos vasos sanguíneos e começar a construir-se sob o revestimento dos vasos, o colesterol HDL pega o excesso de colesterol no sangue e o leva de volta para o fígado para ser dividido. Quanto maior o nível de HDL, menos colesterol ‘ruim’ você vai ter no seu sangue.
E adivinha? Um único ovo contém quase a metade da ingestão diária recomendada do colesterol HDL.
Os ovos também contém colina, que é usada para construir as membranas das células e moléculas que são usadas no cérebro. Apenas um ovo contém 100 mg de colina, que é cerca de um quinto da ingestão diária recomendada para os homens, e um quarto para as mulheres.
Eles podem até contribuir para a sua saúde geral dos olhos, porque os antioxidantes que você obtém dos ovos pode diminuir o risco de contrair catarata e degeneração macular, e eles dão-lhe uma boa dose de vitamina A – a deficiência que é a causa mais comum de cegueira no mundo.
Portanto, não tenha medo dos ovos – eles são uma maneira incrivelmente fácil de ingerir um monte de nutrientes essenciais em sua dieta. Como tudo na vida, a moderação é fundamental. Não exagere.
ScienceAlert
Nenhum comentário:
Postar um comentário