POR UM PLANETA CONSCIENTE E VIVO


VULCÕES ACESOS

Se vocês acham que o Eyjafjallajökull fez algum estrago, saibam que seu irmão, o vulcão Katla, fica situado a apenas 20km de distância e é 3 vezes maior. Os dois são interligados, e o Katla geralmente estoura uma vez em um século. A última erupção ocorreu em 1918, e geralmente ocorre depois das erupções do irmão pequeno (isso porque estão interligados por uma rede de magma).

Uma erupção do Katla seria 10 vezes mais forte e lançaria nuvens de cinzas maiores e mais altas. O vulcão Katla é subglacial e tem uma reputação como um dos vulcões mais perigosos da Islândia, senão do planeta. Antigamente, as pessoas acreditavam que o inferno era localizado sob estes vulcões. A erupção mais recente da cratera Víti, (Viti quer dizer inferno) perto de Krafla, ocorreu em 1976. Quando Viti entrou em erupção muitas fissuras se abriram e muitos rios de lava podiam ser vistos até no sul da Islândia.

A probabilidade do vulcão Katla entrar em atividade é de 75% no prazo de 6 meses a 1 ano. Essa erupção levaria ao degelo quase instantâneo do glaciar (gelo) por cima do Katla, que provocaria a formação de uma onda gigante de 30 metros de altura. Katla tem dado sinais de descontentamento desde 1999 e os geólogos temem que ele esteja pronto para despertar. Nos últimos 1000 anos, as três erupções conhecidas como a do Eyjafjallajökull provocaram erupções subsequentes no Katla.

Então aceite sua impermanência na Terra, seja na figura pessoal como na projeção sua nos seus descendentes. Não estamos fadados a durar muito, mesmo, enquanto estivermos cercados de indivíduos que colocam sua família como parasita de um ESTADO INTEIRO, às vezes até de uma NAÇÃO, sugando seus recursos até o esgotamento. Não precisa ser muito inteligente pra ver onde esse modelo de "esperteza" nos levará. Mas pode ser que nossos esforços pra ensinar o "homem sábio" a sobreviver como espécie possa terminar num dia de mau-humor do planeta Terra.