POR UM PLANETA CONSCIENTE E VIVO


no corpo

cultura no alto

A internet divulgou o ranking das melhores televisões do mundo, segundo avaliação da POPULUS, INSTITUTO INGLÊS DE PESQUISA DE TELEVISAO. 

Em primeiro lugar ficou a BBC da Inglaterra, em segundo lugar a TV CULTURA, de São Paulo. A outra melhor posicionada, das televisões brasileiras, foi a TV Globo, mas muito distanciada do segundo lugar da Cultura.

Essa informação é muito importante embora, para mim, nada surpreendente. Essa tem sido a posição inercial da TV Cultura entre todas as televisões do mundo. 

Há cerca de 20 anos, quando fui presidente da Fundação Padre Anchieta, a TV Cultura recebeu o Prix Camera, que significava nada mais nada menos do que um reconhecimento à maior contribuição de uma televisão à comunicação em todo o mundo. 

Esse prêmio, instituído pela Unesco, só foi concedido duas vezes desde a sua instituição, o primeiro à BBC e mais tarde à TV CULTURA. Posteriormente a Unesco não concedeu mais o prêmio, em função de não considerar nenhuma instituição digna do mesmo.

Esse fato é de suma relevância e devia servir de objeto de consideração pelos poderes públicos brasileiros, sobretudo o governo de São Paulo, que, por determinação legal é responsável pelo custeio e manutenção da Fundação Padre Anchieta. Isso quer dizer que o dinheiro público, gasto com a TV Cultura, tem um enorme reconhecimento da comunidade de comunicação internacional, o que nem sempre é compreendido pelos meios políticos nacionais.

Da mesma forma esse fato deve ser melhor divulgado para que a sociedade compreenda o incrível bem que representa possuir uma televisão como a Cultura para a formação educativa e cultural dos brasileiros, sobretudo de sua juventude. A formação crítica do telespectador para o exercicio da cidadania é fundamental.
fonte: