POR UM PLANETA CONSCIENTE E VIVO


a flor da pele



Uma exposição em cartaz no Museu de Artes e Indústrias de Hamburgo, na Alemanha, inova ao abordar tatuagens como obras de arte.

Nossa pele é uma dádiva, é um tipo especial de tela”, afirma Susanna Kumschick, antropóloga suíça que fez a curadoria da mostra. Ela conta que foi motivada a realizar a exibição pela necessidade de olhar para corpos pintados de um novo ângulo.

Na antropologia, a tatuagem é um grande assunto, porque é observada em tantas culturas e tradições. Mas comecei a pesquisar e percebi que ela nunca tinha sido abordada em museus de arte ou design, apenas em museus de história e civilização”, conta.

Segundo Kumschick, a volta do interesse do público e das organizações culturais pelas tatuagens é em parte explicada pela arte que explora a imagem corporal. A autora destaca a obra da artista performática austríaca Valie Export: “Em 1970, ela tatuou uma cinta-liga em sua perna, ao ar livre, durante uma performance. Foi uma das primeiras mulheres a criticar a maneira como as pessoas olham para o corpo feminino”, explica a curadora.
bbc

grafiticante



by El Seed
Localização: Zabbaleen Favelas( maior o Cairo )
O Zabbaleen é uma palavra que significa literalmente "Pessoas Lixo" em árabe. Em contextos culturais, a palavra remete para adolescentes e adultos que tenham servido no Cairo como coletores de lixo desde aproximadamente os anos 1940. Eles apoiaram a si mesmos, recolhendo lixo porta-a-porta dos moradores do Cairo sem custo. Notavelmente, o Zabbaleen  podem reciclar até 80 % dos resíduos que eles recolhem, considerando que a maioria das empresas de coleta de lixo ocidental só pode reciclar 20 a 25 por cento dos resíduos que eles recolhem.



As favelas são espalhada entre sete diferentes regiões, espalhadas na Grande Cairo região urbana, a população Zabbaleen fica entre 50,000 e 70,000. pessoas, o maior assentamento é Mokattam, apelidado de " Cidade do Lixo," Localizado no sopé das montanhas Mokattam, próximo a Manshiyat Naser. A Comunidade Zabbaleen em Mokattam, tem uma população de cerca de 20,000 a 30,000 pessoas, mais de 90 % dos quais são os cristãos coptas.