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documentão


quem é quem na Tropicália

Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Os Mutantes, Tom Zé: saiba o papel de cada um

O documentário "Tropicália" , de Marcelo Machado , em cartaz neste final de semana, recupera um dos principais momentos da história da cultura brasileira. Apesar de, na verdade, ser um coletivo de artistas, entre eles Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé e Gal Costa, o movimento, na prática, tinha cortornos melhor definidos.
LÍDER – Caetano Veloso 
O baiano magrelo e de cabelos encaracolados saiu de Santo Amaro da Purificação para se tornar um agitador cultural no Rio de Janeiro. Ao lado de Gil, criou a base teórica do movimento tropicalista e tomou para si a função de porta-voz. Na época, sucessos como "Alegria, Alegria" e a postura radical no palco fizeram dele um verdadeiro rock star.
BRAÇO-DIREITO – Gilberto Gil 
Já integrante do cenário da MPB, Gilberto Gil voltou de uma viagem ao Nordeste pensando em misturar rock britânico com a Banda de Pífanos de Caruaru. Foi talvez o mais genial e prolífico dos tropicalistas, mas não tinha tanto apreço pelos flashes quanto Caetano.
PRODÍGIO – Os Mutantes 
Praticamente adolescentes, Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e Rita Lee, os Mutantes, faziam rock 'n' roll antenado com o mundo, de qualidade surpreendente. Como dizia o maestro e arranjador Rogério Duprat, era como descobrir "no meio dos botocudos alguém fazendo algo que podia ser melhor do que os Beatles".
MUSA – Gal Costa 
Da turma dos baianos, Gal Costa estreou cantando bossa nova com Caetano no álbum "Domingo". Nas mãos dele e de Gil, virou uma intérprete explosiva, a la Janis Joplin.
ESQUECIDO – Tom Zé 
Um ano depois da explosão do movimento, Tom Zé ganhou as paradas com a música "São Paulo, Meu Amor". Com versos e arranjos preciosos, não teve o mesmo reconhecimento comercial que seus pares, talvez por não ser tão tresloucado quanto é hoje.
COADJUVANTES 
Nara Leão (cantora), Torquato Neto (letrista), José Carlos Capinam (letrista), Jorge Ben (cantor, compositor), Rogério Duprat (maestro, arranjador), Rogério Duarte (artista plástico)
Opinião:  Com imagens raras, "Tropicália" recupera momento essencial do Brasil

casca fina

Muitos profissionais em restaurantes, além de nutricionistas estão usando ou consumindo o limão inteiro, em que nada é desperdiçado. 

Como você pode usar o limão inteiro sem desperdício? Simples...


Coloque o limão na seção do freezer de sua geladeira.
Uma vez que o limão esteja congelado, use seu ralador e o limão inteiro (sem necessidade de descascá-lo) e polvilhe-o em cima de seus alimentos.


Polvilhe-o em suas bebidas, vinho, saladas, sorvete, sopa, macarrão, molho de macarrão, arroz, sushi...
Todos os alimentos inesperadamente terão um gosto maravilhoso, algo que você talvez nunca tinha provado antes. Provavelmente, você achava que só o suco de limão teria vitamina C.


Bem, saiba que as cascas do limão contêm vitaminas 5 a 10 vezes mais do que o suco de limão propriamente dito.
E, sim, isso é o que você vem desperdiçando.

Mas de agora em diante, por seguir esse procedimento simples de congelar o limão inteiro e salpicá-lo em cima de seus pratos, você pode consumir todos os nutrientes e obter ainda mais saúde.

As cascas do limão são rejuvenescedoras da saúde na erradicação de elementos tóxicos do corpo.

Os benefícios surpreendentes do limão!

Limão (Citrus) é um produto milagroso para matar células cancerosas.

É 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia.
Por que não sabemos nada sobre isso?


Porque existem laboratórios interessados em fazer uma versão sintética que lhes trará enormes lucros.

Seu sabor é agradável e não produz os efeitos horríveis da quimioterapia.

Quantas pessoas morrem enquanto esse segredo é mantido, para não pôr em perigo as grandes corporações multimilionárias? Como sabem, a árvore do limão é conhecida por suas variedades de limões e limas.

Você pode comer as frutas de diferentes maneiras: a polpa, suco, preparando bebidas, sorvetes, bolos, etc.

A ele é creditado muitas virtudes, mas o mais interessante é o efeito que produz sobre cistos e tumores.

Essa planta é uma solução comprovada contra cancros de todos os tipos.

Alguns dizem que é muito útil para todas as variantes do cancro.

Ele é considerado também como um espectro antimicrobiano contra infecções por bactérias e fungos, eficaz contra parasitas internas e vermes, que regula a pressão de sangue, quando muito alto, e um antidepressivo, combatendo o estresse e distúrbios nervosos.

A fonte desta informação é fascinante: ela vem de uma das maiores fabricantes de drogas no mundo, diz que, após mais de 20 testes desde 1970, os extratos revelaram que: destrói as células malignas em 12 tipos de cancro, incluindo cólon, mama, próstata, pulmão e pâncreas...

Os compostos dessa árvore mostraram-se 10.000 vezes melhores do que o produto Adriamycin, uma droga normalmente utilizada como quimioterápico no mundo, retardando o crescimento das células cancerosas.

E o que é ainda mais surpreendente: este tipo de terapia com extrato de limão apenas destrói células de câncer maligno e não afeta as células saudáveis.

Antes tarde do que nunca!

Sugestão do Dia: Plante e use limão.

alem do som

cientistas desenvolvem avião que gira no ar para romper barreira do som
Pesquisa da Universidade de Miami financiada pela Nasa projeta avião bidirecional mais eficiente energeticamente que aviões supersônicos atuais

Conceito ilustrativo do projeto de novo avião supersônico bidirecional

Cientistas estadunidenses trabalham no projeto de um avião que, com uma forma parecida a uma estrela ninja, pode girar 90 graus no ar para voar de lado e alcançar assim velocidades supersônicas capazes de fazer o trajeto Nova York-Tóquio em quatro horas.

"É um avião bidirecional, que respeita o meio ambiente com consumo eficiente, é economicamente viável e capaz de transportar passageiros a velocidades supersônicas", resumiu o professor de engenharia aeroespacial Ge-Chen Zha, da Universidade de Miami, responsável pelo projeto.

A fuselagem dos aviões convencionais é composta de um compartimento em forma de tubo, para passageiros e mercadorias, e de duas longas asas inseridas aos lados, de forma simétrica sobre o eixo longitudinal, que ajudam o aparelho a se elevar. "Na hora de alcançar velocidades supersônicas (superiores aos 1.225 km/h do som), este modelo não é muito eficiente em termos energéticos, e ainda provoca uma grande explosão ao romper a barreira do som", explicou Zha.

Segundo o cientista, o segredo de seu revolucionário design - que conta com duas cabines de pilotagem e parece saído da saga Star Wars - é que ele é simétrico tanto pelo eixo longitudinal como pelo transversal e pode girar sobre si mesmo durante o voo para tirar proveito aerodinâmico de ambas as posições.

Ao decolar, o avião é mais largo que comprido e se eleva com facilidade. Uma vez no ar, se põe "de lado", os motores giram e os aerofólios se estiram, de modo que o que eram as asas passam a ser o corpo do avião e sua largura e oposição ao vento diminuem consideravelmente. "É projetado para ser mais silencioso, mais rápido e muito mais eficiente do que outros aviões supersônicos", comentou Zha, ressaltando que seu modelo poderia consumir 30% menos que outros aparelhos do tipo.

Este design de avião bidirecional foi merecedor de um empréstimo de US$ 100 mil da Nasa (agência espacial estadunidense), que tem um programa para ajudar a financiar projetos que possam representar grandes avanços em inovação e uma potencial transformação das missões espaciais. "Este avião poderia percorrer de Nova York a Tóquio em apenas quatro horas", comentou o professor, lembrando que um dos grandes problemas dos aviões supersônicos é que consomem muita energia, porque seus designs são feitos para que funcionem também a velocidades inferiores às do som.

Nesse sentido, lembrou que "os aviões sempre têm que decolar e aterrissar a velocidades subsônicas, e para isso precisam de asas amplas, que terminam comprometendo o resultado final".

Com este novo design, disse, "é possível realizar ambos os objetivos ao mesmo tempo: decolar e aterrissar devagar e depois avançar a enormes velocidades". "Na rotação está a chave para resolver o conflito que sempre há nos aviões convencionais entre as velocidades subsônicas e as supersônicas", garantiu.

"Em duas ou três décadas este avião poderá ser uma realidade no âmbito da aviação civil", disse o professor, que trabalha em colaboração com cientistas da Universidade Estadual da Flórida e que graças aos fundos recebidos da Nasa poderá continuar com seu projeto.

Em sua opinião, esses fundos "mostram que a Nasa premia o pensamento audaz", ao mesmo tempo em que representa "um reconhecimento por parte das autoridades tecnológicas". "A viabilidade do projeto não é só questão de tempo, mas de dinheiro: precisamos de dinheiro porque é preciso superar muitas dificuldades tecnológicas", afirmou. Em qualquer caso, expressou sua esperança de que dentro de cinco ou dez anos já se poderá ver voos não tripulados em um avião bidirecional supersônico.