POR UM PLANETA CONSCIENTE E VIVO


coração de terra

agua na mão

noticia boa


O Grupo Boticário, que detém a conhecida franquia brasileira de cosméticos e perfumes O Boticário, tem usado uma pele feita em laboratório a partir de células humanas para testar seus produtos.
A nova tecnologia foi desenvolvida pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa localizado em São José dos Pinhais, no Paraná.

A pele produzida em laboratório é feita a partir de tecido descartado em cirurgias plásticas com o consentimento do doador e em conformidade com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A pele é produzida camada a camada e fica muito semelhante à pele humana.

Segundo o Grupo Boticário, não há interesse em vender a tecnologia para outras empresas. Mas o grupo está disposto a compartilhar a técnica com outros fabricantes por meio da Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA), sem custo.
Na pele criada em laboratório é possível fazer todos os testes que seriam feitos em animais e elimina também boa parte dos estudos clínicos feitos com humanos voluntários.

“A companhia já não realiza testes em animais nos produtos que desenvolve há mais de 15 anos e apoia a eliminação dessa atividade com a adoção das melhores práticas para o desenvolvimento dos produtos.” – disse em nota Márcio Lorencini, gerente de pesquisa biomolecular da empresa.
vista-se