POR UM PLANETA CONSCIENTE E VIVO


outros bichos


de coração


Sobre a Doença Coronária*

Se você teve o diagnóstico de problema nas  coronárias, você precisa compreender algumas coisas sobre o seu problema:

1. A doença coronariana é reversível


2. A doença coronária começa ao nível do sangue, com a formação 
de microtrombos e microplacas, que vão se depositando nas artérias, lesam o endotélio (mucosa da artéria) e o tecido elástico (tecido conectivo).

3. A doença coronária não pode ser revertida pela cirurgia do bypass (ponte de safena), angioplastia, stent ou drogas.

4. A formação de microtrombos é conseqüência do processo oxidativo (radicais livres)

5. Os fatores lesivos sobre o coração mais importantes são: o stress e a raiva


6. O colesterol natural é um antioxidante que protege o coração, ao invés de lesá-lo.


7. Um coração lesado se cura com nutrientes, não com drogas bloqueadoras (betabloqueadores, bloqueadores de canais de cálcio, etc)


8. Uma abordagem racional da doença coronária deve incluir: dieta saudável, nutrientes, ervas, exercícios físicos, controle do stress e a prevenção de microtrombos pela quelação com EDTA.
1. A doença coronária é reversível: a doença coronária é reversível mesmo para pessoas que não tiveram resultados com o bypass e a terapia com drogas. Isso não é uma opinião é um fato. Estudos recentemente compilados mostraram que pessoas com insucesso na cirurgia do bypass e ou angioplastia, que se submeteram à quelação com EDTA, 61% descontinuaram completamente as drogas; 75% reduziram as drogas e sintomas. Em suma, em 78% dos pacientes os resultados foram considerados excelentes.


2. A doença coronária começa no sangue circulante com a formação de microtrombos que obstrui as artérias - O sangue circulante em estado de hipercoagulabilidade forma e desfaz microtrombos. Germes na circulação aumentam a formação de microtrombos, coagulam o sangue como o lactobacilo coagula o leite na coalhada. Os microtrombos se acumulam e formam as placas. Daí o aumento do risco coronariano na doença periodontal (infecção da gengiva) e na disbiose intestinal.


3. A doença coronária não pode ser revertida por cirurgia do bypass, angioplastia ou drogas bloqueadoras - De acordo com o New England of Medicine (June 18, 1998), a angioplastia e a cirurgia do bypass aumentam o risco de vida em pessoas que tiveram ataque cardíaco, quando comparado com aqueles que não se submeteram a tais procedimentos. Ambos aumentam a mortalidade nos períodos:

a) durante a hospitalização; b) um mês após deixar
hospital; c) após um ano. Isso não é surpresa quando consideramos ser o ataque cardíaco conseqüente ao processo de formação de microtrombos na circulação sanguínea. Nem a cirurgia, nem a angioplastia dão conta desse problema. O mesmo acontece em relação às drogas usadas.


4. A Hipercoagulabilidade do sangue é resultado da sobrecarga oxidativa: Oxidantes como a adrenalina, coagulam as proteínas, oxidam os açúcares e gorduras do sangue e tecidos, como o fogo cozinha uma carne. Antioxidantes como a Vitamina C previnem esse processo. Alguns oxidantes são
produzidos no organismo naturalmente como parte do metabolismo, enquanto outros entram no organismo com a água, ar e alimentos. Exemplos de oxidantes são os radicais livres, o peróxido de hidrogênio, a adrenalina, o fumo, excesso de ferro e cobre. Os antioxidantes não só previnem a formação de microtrombos, mas desfazem os recentemente formados.


5. Os fatores lesivos sobre o coração mais importantes são: o stress e a raiva: outros fatores comuns que promovem a hipercoagulabilidade são: adrenalina, ácido láctico, sobrecarga de açúcar, excesso de minerais (Ferro e cobre), infecções, inflamação crônica, cigarro, homocisteina aumentada, dieta pobre em alimentos antioxidantes.


6. O colesterol natural é um antioxidante que protege o coração, ao invés de lesá-lo: O colesterol é um antioxidante. Acusar o colesterol natural, não oxidado (não rançado) de provocar doença coronariana é um grave erro bioquímico. . Em 1991, o Britsh Medical Journal publicou resultados surpreendentes de um grande estudo feito nos EUA e Europa sobre o uso de drogas para reduzir o colesterol. Esse estudo revelou que o grupo em uso de redutor do colesterol teve uma diminuição da incidência de infarto menor que 1%, exatos 0,32%. Portanto a redução do colesterol não reduz a mortalidade coronariana.


7. Um coração lesado é regenerado com nutrientes e não com drogas: um programa racional na doença coronariana deve contemplar: a) prevenção da formação de microtrombos, através do controle do stress, da boa hidratação, da boa alimentação, do uso de nutrientes e ervas que protegem o coração, da correção de processos disbióticos (alteração da flora) em boca e intestino; do exercício físico e da
quelação com EDTA. Os nutrientes mais importantes para o coração são: magnésio, coenzima Q10, taurina, lecitina, glutation, omega 3, Vitamina C. Seguidos do ácido pantotênico, ácido lipóico, potássio, Vitamina E , A e inositol.



8. Quelação com EDTA: A quelação venosa com EDTA deve ser considerada como parte fundamental na reversão da doença coronariana avançada. Cerca de 30 sessões de quelação geralmente trazem grandes benefícios aos pacientes.
Fonte:
http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2010/05/16/carboidrato-seria-pior-inimigo-do-coracao-916594170.asp
Scientific American Magazine
http://www.scientificamerican.com/sciammag - April 27, 2010