POR UM PLANETA CONSCIENTE E VIVO


grafiticante


by Bordalo II

crime



Pelo menos 62 elefantes morreram de envenenamento, no Parque Nacional de Hwange, durante o mês passado. Só na semana passada, os guardas descobriram 22 corpos de elefantes.

Não ainda claras as motivações para a matança. A imprensa internacional diz que os elefantes terão sido massacrados por caçadores ilegais, mas o britânico "Telegraph" afirma , citando fontes do parque, que terão sido os próprios guardas a organizar a chacina, alegadamente devido às más condições de trabalho.

"Os guardas da Autoridade Nacional de Parques e Vida Selvagem recuperaram 35 presas de 22 elefantes envenenados, enquanto os caçadores furtivos levaram três", disse a porta-voz do parque.

"Muitos de nós acreditam que algumas das caças furtivas que têm ocorrido ultimamente são organizadas e executadas por alguns guardas do parque e não sabemos como é que isso vai ser resolvido", disse uma fonte próxima do parque ao Jornal.

"E da mesma forma que organizam essas caças, também podem simplesmente envenenar os elefantes como forma de protesto", acrescentou a mesma fonte.

Caroline Washaya-Moyo, a porta-voz do Parque, disse que este é um momento muito esgotante e trágico. "Existe tolerância zero para estes crimes e estamos totalmente empenhados em preservar a nossa vida selvagem", afirmou a porta-voz.