
Se dar duas palmadas para acender luzes em casa rendia cenários futurísticos alguns anos atrás, hoje as chamadas lâmpadas inteligentes levam estes produtos a outro patamar. É que, mais do que uma simples iluminação, elas agora prometem coleções de cores em uma única lâmpada e o controle pelas pontas dos dedos a partir de um aplicativo.
É o caso da LIFX, lâmpada inteligente que teve seu projeto viabilizado no fim de 2012. A empresa arrecadou mais de um milhão de dólares por meio da plataforma de financiamento coletivo Kickstarter e o produto despertou o interesse de quase 10 mil pessoas. O funcionamento é simples: sem necessidade de novos cabos ou roteadores, a lâmpada tem Wi-Fi embutido e se conecta à rede da casa. Depois, é só baixar o aplicativo e controlar a iluminação. A lâmpada inteligente, cuja presença no mercado ainda é recente, também já é oferecida por outras empresas mais conhecidas, como a LG, a Philips e a Belkin. O único porém é o preço, bem acimar do valor normal de uma lâmpada.
Não são só as lâmpadas que ganharam conexão Wi-Fi embutida. Existe uma lista crescente de produtos que saem de fábrica prontos para serem ligados na internet e boa parte se destina a facilitar tarefas domésticas. Mas um deles se destaca por ser bastante prático e partir de um princípio muito simples: imagine poder ligar ou desligar cada aparelho elétrico dentro de casa a partir de um aplicativo, de onde estiver? Os adaptadores com Wi-Fi embutido prometem acabar com aquela incerteza de sair de casa sem se lembrar se o ferro de passar continua ligado na tomada ou não.
Na China, a Kankun lançou sua tomada high tech em março deste ano e vendeu o produto para quase 4 mil pessoas. O produto pode ser controlado via Wi-Fi ou qualquer conexão, de onde você estiver, e também permite programar horários para ligar ou desligar pontos de energia na casa. O sucesso foi tanto que a empresa lançou, em agosto, uma versão revisada da tomada, que agora possibilita a conexão com outros dispositivos, como uma câmera com sensor de movimento, por exemplo, que pode ser acessada remotamente. A Belkin e a D-Link também oferecem produtos semelhantes e, além de controlar as tomadas da casa, outra vantagem do aparelho é a medição automática do consumo de energia.
Usada para conexões de menor velocidade, a tecnologia Bluetooth também vem sendo aplicada a uma nova gama de produtos. Fones de ouvido sem fio já existem há algum tempo, mas ainda se desenvolvem bastante e podem trazer surpresas, como é o novo lançamento da Jabra. A fabricante lançou agora um fone que, além de microfone e conexão com o celular via Bluetooth, ainda pode medir seus batimentos cardíacos.
Alguns destes novos produtos, vale dizer, ganham contornos de magia, como por exemplo o anel inteligente da Logbar, que também foi financiado por meio do Kickstarter e arrecadou cerca de US$ 880 mil. O anel tem uma espécie de micro computador interno que permite a conexão com outros produtos eletrônicos. A partir da configuração de comandos, é possível, por exemplo, desenhar textos no ar e ver a mensagem surgir em uma tela. É só grudar o anel na ponta de uma varinha à la Harry Potter para sair brincando de fazer mágica.
fonte:ig
Nenhum comentário:
Postar um comentário